A Bíblia é só para pregadores?
Pergunta: Eu tentei várias vezes ler a Bíblia, mas acabei por desistir. É simplesmente demasiado grande e confusa. Talvez seja apenas para pregadores e ensinadores da Bíblia e pessoas assim. Eu tenho a certeza de que não consigo obter nada dela. - J. McF.
Resposta: Permita-me que lhe assegure que a Bíblia não é apenas para pregadores ou ensinadores da Bíblia; é para todos! Deus deu-nos a Bíblia e quer que cada um de nós seja capaz de lê-la e aprender dela. O salmista disse que ela “… dá entendimento aos símplices" (Salmo 119:130).
Como pode começar a descobrir os tesouros da Bíblia por si mesmo? Permita-me que lhe faça algumas sugestões breves. Em primeiro lugar, leia a Bíblia de forma inteligente. Adquira uma Bíblia que possa entender - uma tradução moderna confiável com um tipo de letra que possa ler facilmente. (A minha esposa costumava dizer que o diabo gosta de Bíblias com um tipo de letra tão pequena que não seja legível!) A sua livraria Cristã local pode ajudá-la nisso.
Em seguida, leia a Bíblia de forma sistemática. Não saltite; comece a ler uma parte de um livro todos os dias. Eu sugiro que comece com os Salmos, ou com o Evangelho de João, que nos diz quem Jesus é e o que Ele fez por nós. Não tente ler muito; pode começar por ler apenas um parágrafo, ou algo assim. Antes de começar, peça a Deus que o ajude a compreendê-la e, em seguida leia-a em espírito de oração e com cuidado. O que ela nos diz sobre Deus, ou Jesus, ou como Deus quer que vivamos?
Finalmente, leia a Bíblia obedientemente. O que Deus quer ensinar-lhe através dessa passagem? Que diferença ela deve fazer na sua vida? Torne a Bíblia parte do seu viver diário, e Deus usá-la-á para o transformar na pessoa que Ele quer que seja.



