Porque sofrem os filhos de Deus?

Cornelius R. StamPergunta: Porque sofrem os filhos de Deus?

Resposta: Contrariamente à crença comum, a Bíblia não ensina que todos são filhos de Deus. O nosso Senhor disse aos líderes religiosos dos Seus dias: “Vós tendes por pai ao diabo” (João 8:44), mas para os crentes da Galácia, Paulo escreveu: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” (Gálatas 3:26).

     Como filhos de Adão, não é estranho que tenhamos de suportar o sofrimento, porque a tristeza, a doença e a morte entrou no mundo pelo pecado (Romanos 5:12). Mas algumas pessoas perguntam porque os filhos de Deus, cujo maior desejo é agradar a Deus, sofrem tal como os outros.

     Há várias razões para isso. No caso de Jó, Deus permitiu que o Seu servo sofresse para provar a Satanás que Jó não vivia uma vida piedosa tendo como objetivo o ganho pessoal, e depois Jó foi muito bem recompensado por tudo o que ele suportou.

     Além disso, o povo de Deus não poderia servir de muita ajuda espiritual para os outros se estivessem isentos dos sofrimentos que os outros têm de suportar. Nesse caso, os descrentes diriam: “Sim, para ti é fácil falar! Não sabes o que é sofrer deceções, doenças e dores como nós”.

     Depois, também, deve ser lembrado que mesmo o crente mais piedoso não é perfeito e deve, por vezes, ser disciplinado “porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho” (Hebreus 12:6). Isto é feito para o nosso bem, para nos guardar do pecado e das suas consequências.

     Por fim, o sofrimento e a adversidade tendem a fazer com que os filhos de Deus orem mais e se inclinem mais para Ele, e aqui reside a sua força espiritual e bênção. Paulo disse: “… sinto prazer nas fraquezas… Porque, quando estou fraco, então, sou forte.” (II Coríntios 12:10).

     Mas há uma grande vantagem dupla que o crente que sofre tem sobre os outros. Em primeiro lugar, os seus sofrimentos são apenas temporários e, em segundo lugar, eles ganham para ele glória eterna.

     “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” (II Coríntios 4:17)

The Berean Searchlight
março de 1999, página 15
Tradução de Daniel Ferreira

Sermões e Estudos

Carlos Simões 28JUNI26
Queres ser salvo?

Tema abordado por Carlos Simões em 28 de junho de 2026

Carlos Oliveira 26JUNI26
Não sou canibal

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de junho de 2026

David Gomes 21JUNI26
Esperar

Tema abordado por David Gomes em 21 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6,7

Estudo realizado em 01 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário