Quando é que necessito de pedir perdão?

Billy Graham Pergunta: Se pedir a Deus que lhe perdoe por algo que fez a alguém, isso significa que também precisa de pedir perdão à pessoa? Eu agora sou Cristão, mas eu não tenho certeza se o deva fazer. De qualquer modo eu não vejo que diferença isso possa fazer, senão talvez reabrir velhas feridas. - D. J.

Resposta: É sempre importante procurar o perdão daqueles que magoámos, mesmo que seja difícil de o fazer. Jesus disse que, “se … te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão …" (Mateus 5: 23-24).

     As pessoas podem não perdoar-lhe, é claro; podem rejeitar a sua tentativa ou reagir com renovada raiva sobre o que fez, mas isso tornar-se-á problema delas, não seu. Terá feito tudo o que podia para que saibam que se arrepende do que aconteceu, e que quer o seu perdão. Isso é que é importante para Deus. A Bíblia diz-nos: “… perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro …" (Colossenses 3:13).

     Porque é importante buscar o perdão daqueles que nós magoámos? Em primeiro lugar, isso pode trazer a reconciliação. Afinal foi o culpado; é o único responsável pela mágoa resultante. E essa dor só será curada se procurar curá-la (e se os outros corresponderem).

     E agora que rendeu a sua vida a Cristo, tem uma outra razão importante para buscar o perdão da pessoa a quem magoou. É assim: tem agora a oportunidade de lhe dizer como Deus lhe perdoou - e como Ele também lhe pode perdoar a ela. Independentemente do quanto temos injustiçado outros, tal é insignificante se comparado com os erros que temos cometido contra Deus. E apesar disso Ele ainda nos ama, e Cristo está pronto a perdoar-nos.

- Billy Graham

Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Simões 28JUNI26
Queres ser salvo?

Tema abordado por Carlos Simões em 28 de junho de 2026

Carlos Oliveira 26JUNI26
Não sou canibal

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de junho de 2026

David Gomes 21JUNI26
Esperar

Tema abordado por David Gomes em 21 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6,7

Estudo realizado em 01 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário