A cólera é mais nociva do que o ódio?

Billy Graham Pergunta: Noutro dia tivemos um grande debate na nossa classe de estudo bíblico sobre qual é a emoção mais nociva - cólera ou ódio. Nós não chegámos a uma conclusão, mas interrogámo-nos sobre qual seria a sua opinião. - C.D. 

Resposta: Ambas as emoções são destrutivas, e seria difícil dizer se uma é mais nociva do que a outra. E geralmente elas andam de mãos dadas; o ódio quase sempre conduz à cólera, e a cólera quase sempre conduz ao ódio.

     O verdadeiro problema, porém, é que tanto a cólera como o ódio são sentimentos ou emoções raramente apenas interiores que mantemos encapsulados dentro de nós. Pelo contrário, quase sempre extravasam em ações - e essas ações são sempre destrutivas, tanto para nós como para os outros. Mesmo que não ataquemos e firamos alguém fisicamente, as nossas palavras de cólera e ódio podem destruir o nosso relacionamento. A Bíblia diz com razão: "O ódio excita contendas" (Provérbios 10:12). 

     Será que Deus nunca Se encoleriza, ou nunca odeie? Poderá surpreendê-lo, mas a resposta é "sim". Porém a resposta de Deus é muito diferente da nossa, porque provém do Seu ódio ao pecado. Deus ama-nos e conhece as coisas terríveis que o pecado nos provoca - e isso torna-O irado. Talvez já tenha ouvido o velho ditado, "Deus odeia o pecado, mas ama o pecador". 

     A verdadeira questão, porém, é a seguinte: temos permitido que o pecado do ódio ou da cólera tenham criado raízes nas nossas almas? A única cura duradoura é permitirmos que Cristo nos governe, e deixarmos que o Seu amor encha os nossos corações e mentes todos os dias. Certifique-se do seu compromisso com Cristo, depois peça que Ele lhe dê um novo amor pelos outros - até mesmo pelos seus inimigos. A Bíblia diz: "… sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis" (1 Pedro 3:8).

- Billy Graham

Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Simões 28JUNI26
Queres ser salvo?

Tema abordado por Carlos Simões em 28 de junho de 2026

Carlos Oliveira 26JUNI26
Não sou canibal

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de junho de 2026

David Gomes 21JUNI26
Esperar

Tema abordado por David Gomes em 21 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6,7

Estudo realizado em 01 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário