Porque é que a minha tia gastou tanto dinheiro no funeral do seu marido?

Billy Graham Pergunta: Todos na nossa família sabem que a minha tia e meu tio tinham uma relação muito conflituosa. Mas quando o meu tio morreu subitamente, há semanas atrás, a minha tia fez-lhe um funeral rico - caixão caro, lindíssimas flores, etc.. Porque é que ela fez isso? Estaria ela a tentar fazer-nos pensar que ela realmente o amava? – Srª P.C.

Resposta: Ninguém sabe, é claro, o que ocorreu na mente da sua tia; ela pode nem se ter reconhecido. Afinal de contas, os nossos motivos nem sempre são óbvios, até mesmo para nós próprios. O salmista disse: "Quem pode entender os próprios erros? expurga-me tu dos que me são ocultos" (Salmo 19:12).

     Eu não posso deixar de me interrogar, no entanto, se a reação dela não terá sido causada (pelo menos em parte) por uma combinação de culpa e arrependimento. Quando a sua tia olhou retrospetivamente, ela pode ter percebido que as suas vidas poderiam ter sido mais felizes se ela tão-somente se tivesse esforçado mais. Se assim foi, ela pode ter-se sentido culpada do passado, e terá pensado que um funeral luxuoso de alguma forma poderia compensar isso (ainda que não compense).

     Também pode ter sido uma maneira de expressar pesar por todos os anos que agora estão perdidos e que nunca poderão ser recuperados. Além disso, uma vez que a morte do seu tio foi súbita, ela pode sentir um peso extra de arrependimento, porque ela não teve oportunidade de lhe dizer que estava arrependida, nem de lhe expressar amor.

     Não seja muito cáustica com a sua tia; o que quer que tenha acontecido no passado, ela agora está sozinha e precisa do seu amor e compaixão. Mais do que isso, ela precisa descobrir a profundidade do amor de Deus por ela, e de abrir o seu coração e vida a tudo o que Cristo pode fazer por ela. Peça a Deus que a ajude a si e aos outros na sua família a chegarem-se à sua tia com a misericórdia e o amor de Cristo. E valorize a família que Deus lhe deu, para que nunca olhe retrospetivamente com culpa ou arrependimento.

- Billy Graham

Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR24
A incerteza das boas obras

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2024

Mark Peter 21ABR24
O caráter de Cristo

Tema abordado por Mark Swaim em 21 de abril de 2024

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:13

Estudo realizado em 24 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário