O mundo está a entrar economicamente em colapso?
Pergunta: Nós lemos recentemente um livro que prediz que o mundo está prestes a entrar em colapso económico. Se o nosso dinheiro vai-se tornar inútil (como este autor diz), porque havemos de nos incomodar a trabalhar arduamente ou a poupar dinheiro? Estamos realmente preocupados. - J.H.
Resposta: É claro que eu não sou um economista, nem pretendo saber o que vai acontecer com a economia mundial nos próximos anos. Nem, francamente, haverá alguém que saiba disso com certeza; o mundo é muito mais complicado do que a maioria de nós imagina.
Mas, mesmo que soubéssemos que o mundo está a dirigir-se para uma crise económica, isso não significa que nos devemos sentar e nada fazer. Se alguma coisa devemos fazer, é sermos mais diligentes e mais responsáveis - pagarmos as nossas dívidas, pouparmos e investirmos o que pudermos, educarmos os nossos filhos, darmos generosamente para a obra de Deus, e assim por diante. Se todos fizessem isto, os nossos problemas económicos poderiam ser resolvidos! A Bíblia diz que "… a mão dos diligentes enriquece" (Provérbios 10:4).
Eu não posso ajudar senão pensar na seguinte relação do profeta Jeremias. Ele alertou repetidamente o seu povo de que o juízo de Deus viria sobre eles por causa dos seus pecados. Ele advertiu que quando o juízo chegasse a sua nação seria destruída (o que aconteceu). Mas, apesar disso, Deus disse a Jeremias para avançar e comprar um campo de um dos seus parentes. Eventualmente, Deus ter-lhe-á dito que os tempos iriam mudar e que os seus descendentes poderiam usá-lo (ver Jeremias 32:1-15).
A coisa mais importante que deve fazer, no entanto, é colocar Cristo em primeiro lugar na sua vida, e confiar em Deus para o futuro. A Bíblia diz a todos "... não … ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos" (1 Timóteo 6:17).
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia: