Valerá a pena perder tempo com o Velho Testamento hoje?

Billy Graham

 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Eu gosto do Novo Testamento, mas para ser honesto, nunca fui capaz de compreender o Antigo Testamento. Sempre que o tento ler fico bloqueado em todas aquelas leis e coisas, e acabo por desistir. Valerá a pena perder tempo com o Velho Testamento hoje? – Srª M.G.     

Resposta: Sim, é claro que "valerá a pena perder tempo com o Velho Testamento hoje"! Trata-se da Palavra de Deus exatamente como o Novo Testamento e Deus tem muito a ensinar-nos através das suas páginas. A Bíblia lembra-nos que "Toda a Escritura [é] divinamente inspirada" (2 Timóteo 3:16) e "é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça".

     Ao mesmo tempo, sei que o Velho Testamento pode ser confuso se o estiver a ler pela primeira vez. Uma das razões é porque cobre a história de uma nação em particular, os Israelitas, ao longo de um período de cerca de 2.000 anos - e é fácil ficar perdido nos detalhes. Também pode interrogar-se sobre o que é que eventos que aconteceram há milhares de anos atrás têm a ver connosco hoje.

     Caso tenha estado relutante em ler o Antigo Testamento, permita-me que lhe sugira que comece com o livro dos Salmos - que é “o hinário da Bíblia.” Nele, vai descobrir quem Deus é, e porque é que Ele deve ser o centro das nossas vidas. Também vai aprender como é que Deus está connosco, mesmo quando a vida é difícil. Leia, também, o livro de Provérbios, que nos dá orientações práticas para a vida diária.

     Depois, tome tempo para estudar a vida de alguns dos grandes homens e mulheres do Antigo Testamento - Moisés, Rute, Ester, David, Elias, e assim por diante. Eles não eram perfeitos - mas Deus vai ensinar-lhe muitas lições através do seu exemplo. A Bíblia diz: "Ora tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso …" (1 Coríntios 10:11).
- Billy Graham

Sermões e Estudos

Carlos Simões 28JUNI26
Queres ser salvo?

Tema abordado por Carlos Simões em 28 de junho de 2026

Carlos Oliveira 26JUNI26
Não sou canibal

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de junho de 2026

David Gomes 21JUNI26
Esperar

Tema abordado por David Gomes em 21 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6,7

Estudo realizado em 01 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário