Valerá a pena perder tempo com o Velho Testamento hoje?

Billy Graham

 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

Pergunta: Eu gosto do Novo Testamento, mas para ser honesto, nunca fui capaz de compreender o Antigo Testamento. Sempre que o tento ler fico bloqueado em todas aquelas leis e coisas, e acabo por desistir. Valerá a pena perder tempo com o Velho Testamento hoje? – Srª M.G.     

Resposta: Sim, é claro que "valerá a pena perder tempo com o Velho Testamento hoje"! Trata-se da Palavra de Deus exatamente como o Novo Testamento e Deus tem muito a ensinar-nos através das suas páginas. A Bíblia lembra-nos que "Toda a Escritura [é] divinamente inspirada" (2 Timóteo 3:16) e "é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça".

     Ao mesmo tempo, sei que o Velho Testamento pode ser confuso se o estiver a ler pela primeira vez. Uma das razões é porque cobre a história de uma nação em particular, os Israelitas, ao longo de um período de cerca de 2.000 anos - e é fácil ficar perdido nos detalhes. Também pode interrogar-se sobre o que é que eventos que aconteceram há milhares de anos atrás têm a ver connosco hoje.

     Caso tenha estado relutante em ler o Antigo Testamento, permita-me que lhe sugira que comece com o livro dos Salmos - que é “o hinário da Bíblia.” Nele, vai descobrir quem Deus é, e porque é que Ele deve ser o centro das nossas vidas. Também vai aprender como é que Deus está connosco, mesmo quando a vida é difícil. Leia, também, o livro de Provérbios, que nos dá orientações práticas para a vida diária.

     Depois, tome tempo para estudar a vida de alguns dos grandes homens e mulheres do Antigo Testamento - Moisés, Rute, Ester, David, Elias, e assim por diante. Eles não eram perfeitos - mas Deus vai ensinar-lhe muitas lições através do seu exemplo. A Bíblia diz: "Ora tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso …" (1 Coríntios 10:11).
- Billy Graham

Sermões e Estudos

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

CMO&NANDO 07ABR24
A idade desta igreja

Tema abordado por CMO e Fernando Quental em 07 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Isaías 28-66

Estudo realizado por David Gomes em 17 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário