Os manuscritos do Mar Morto refutam o Cristianismo?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Eu tenho uma amiga que diz que os Manuscritos do Mar Morto refutam o Cristianismo. Eu não sei nada sobre isso, mas será que ela pode estar certa? Tentei falar-lhe da minha fé em Cristo, mas ela não é muito aberta ao que eu digo. – Srª M.P.
Resposta: Não, a sua amiga não tem razão quando afirma que os Manuscritos do Mar Morto (e, a propósito, outros escritos do mundo antigo) refutam a Bíblia.
Resposta: Não, a sua amiga não tem razão quando afirma que os Manuscritos do Mar Morto (e, a propósito, outros escritos do mundo antigo) refutam a Bíblia.
De facto, o oposto é o caso. Longe de contradizer a Bíblia, estes manuscritos antigos confirmam repetidamente a precisão da Bíblia e ajudaram-nos a obter um novo entendimento do mundo daqueles que viveram durante os tempos bíblicos.
Como deve saber, os Manuscritos do Mar Morto foram descobertos há quase 60 anos numa série de grutas perto do Mar Morto. Os estudiosos concordam que estes manuscritos antigos - escritos pouco antes da vida do Senhor Jesus Cristo - são um dos achados arqueológicos mais significativos da história moderna. Muitos contêm livros do Velho Testamento, e têm repetidamente confirmado a precisão dos textos das nossas Bíblias. Outros manuscritos mostram que muitas pessoas estavam ansiosamente à espera da vinda do Messias.
Pelo que diz, desconfio que o verdadeiro problema da sua amiga é que ela não queira encarar a sua necessidade de Deus. Mesmo que todas as suas perguntas fossem respondidas (como poderiam ser), ela provavelmente ainda recusaria crer em Cristo, pois ela quer comandar a sua própria vida. Ela é como o povo, de quem Jesus falou numa das suas parábolas, que gritou: "Não queremos que Este reine sobre nós" (Lucas 19:14). Ore pela sua amiga, e peça a Deus que a use para a ajudar a ver a sua necessidade de Cristo.
- Billy Graham