Como ajudar alguém que não admite as suas próprias faltas?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Tenho uma amiga que está a enfrentar uma série de problemas, a maioria dos quais devido a algumas decisões loucas que tomou. O problema é que ela não quer encarar as suas próprias faltas, e em vez disso culpa Deus por tudo. Eu gostaria de ajudá-la mas não sei como. Sugere alguma coisa? – Srª W.S.     

Resposta: A recusa em assumirmos a responsabilidade pessoal dos nossos problemas  e culparmos toda a gente (incluindo Deus) por eles é quase tão antiga como a raça humana. Quando Adão desobedeceu a Deus, ele culpou logo tanto Deus como Eva: “Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi” (Génesis 3:12).

     Como é que pode ajudar a sua amiga? Primeiro, ore para que Deus opere no coração dela a fim de que seja ajudada a ver que está no caminho errado. Peça também a Deus que a ajude a tomar consciência que só ela é responsável pelas suas ações – e pelos resultados. As nossas ações têm sempre consequências, e quando acabamos por tomar decisões tolas ou erradas, arcamos com as consequências. A Bíblia diz, “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).

     Depois peça a Deus que lhe dê oportunidade para a confrontar com a verdade – não apenas sobre as suas ações, mas sobre o amor de Deus por ela. Não a confronte severamente ou de um modo condenatório, mas revele-lhe que se preocupa com ela e a quer ajudar.

     Acima de tudo, ore para que ela renda a sua vida ao Senhor Jesus Cristo, crendo n’Ele como seu único e suficiente Salvador. Neste momento a vida dela está edificada num fundamento instável – vivendo para si mesma, e pagando as consequências da sua loucura. Através do seu amor e das suas palavras pode indicar-lhe Cristo, que é a única esperança.
- Billy Graham

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03DEZ21
O mais forte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de dezembro de 2021

Carlos Oliveira 28NOV21
O melhor está para vir (5) IQC

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2021

Carlos Oliveira 26NOV21
Inseguramente seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de novembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:5 em 01 de dezembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário