Ser um empresário agressivo é errado, aos olhos de Deus?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Eu sempre procurei dirigir o meu negócio honestamente, mas tenho de admitir que sou uma pessoa muito competitiva e fui sempre bastante agressivo na minha acção empresarial. Será isto errado aos olhos de Deus? Pode-se seguir Jesus e ainda assim ter êxito no mundo empresarial? - H.T.
Resposta: Sim, pode seguir o Senhor Jesus Cristo e apesar disso ser bem sucedido nos negócios. A Bíblia dá-nos vários exemplos de pessoas assim, e ao longo dos anos tenho encontrado milhares de empresários bem sucedidos que também eram seguidores consagrados do Senhor Jesus Cristo.
Permita-me que lhe coloque uma questão: Vê o seu negócio como algo que construiu – ou como algo que Deus lhe confiou? Colocando a coisa de outra forma, tem consciência de que Deus lhe tem dado tanto as suas capacidades como oportunidades nos negócios? A sua resposta fará toda a diferença, tanto na sua atitude relativamente ao seu negócio, como quanto ao modo como o expande. A Bíblia diz, “Senhor, Deus nosso, toda esta abundância … vem da Tua mão, e toda é Tua” (1 Crónicas 29:16).
Comece por consagrar a sua vida a Jesus Cristo – e depois consagre o seu negócio a Ele. Seguidamente peça-Lhe que o ajude a evitar as armadilhas em que muitos empresários caiem – ambição, por exemplo, e desonestidade. Coloque-se nos sapatos dos seus clientes. Pensarão eles que estão a ser tratados justamente – ou estarão desiludidos e interrogar-se-ão sobre se foram enganados? Deixe que a Bíblia molde o seu comportamento; Provérbios, por exemplo, fala muito acerca da integridade nos negócios.
Depois seja generoso com o que Deus lhe tem dado. Saiba que tem a capacidade de mudar vidas através das suas ofertas; está a assumir essa responsabilidade seriamente? A Bíblia diz, “… a beneficência … faz que por nós se dêem graças a Deus” (2 Coríntios 9:11).