O pesar da minha prima pela morte do seu marido será uma encenação?
Pergunta: A nossa prima e o marido brigaram como o cão e o gato durante anos, e nós interrogávamo-nos como é que eles conseguiam permanecer juntos. Contudo ele morreu há cerca de seis meses atrás, e agora ela vai ao cemitério várias vezes por semana e ainda está despedaçada com a morte dele. Como é que explica isto? Será mera encenação? - V.H.
Resposta: Não tenho dúvida que o pesar da sua prima é real, e que ela não está a representar nem a fazer o que ela pensa que as pessoas esperariam dela. Afinal, embora o seu casamento não fosse tudo o que poderia ter sido, agora terminou e ela tem de encarar o futuro sozinha.
Ore pela sua prima, e pergunte a Deus o que é que Ele quer que você faça para a ajudar e encorajar. Afinal, se você estivesse no lugar dela, não valorizaria a bondade e simpatia de alguém? A Bíblia diz, “Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade” (Colossenses 3:12).
Mas acima de tudo, peça a Deus que o ajude a encaminhá-la para a esperança que temos em Cristo. Deus ama-a, e Cristo quer encorajá-la e ser sua constante companhia – e Ele fá-lo-á, quando ela se voltar para Ele em fé. A Bíblia diz, “Tu o viste, porque atentas para o trabalho e enfado, para os tomares sob Tuas mãos”, ou como diz outra versão, “Mas tu, ó Deus, vês e percebes o sofrimento e a tristeza e sempre estás pronto para ajudar” (Salmo 10:14).