Qual o significado de "o que é perfeito", em 1 Coríntios 13:10?
Depois de Paulo ter esclarecido os orgulhosos Coríntios sobre a questão dos dons sinais em 1 Coríntios 12 e 13, ele salientou o facto de que o programa dos dons sinais estava a desvanecer-se e que seria “aniquilado” quando viesse “o que é perfeito” (1 Cor. 13:8-13).Um “caminho mais excelente” permaneceria quando os dons de profecia, línguas e conhecimento, representativos do programa dos sinais, se desvanecessem.
É importante que saibamos o que é “o que é perfeito”, bem como quando viria. Se, por exemplo, “o que é perfeito” se refere ao céu, então ainda não veio, e os crentes, mesmo que sejam carnais como os Coríntios, devem estar a realizar sinais e milagres. Mas se, por outro lado, “o que é perfeito” já veio, então o programa dos milagres e sinais já cessou.
A palavra “perfeito”, em 1 Cor. 13:10, também pode ser traduzida por completo ou consumado; estando em contraste com o “em parte”, ou parcial, do Versículo 9.
Ora, “o que é perfeito” não se pode referir ao céu, pois o texto diz que vem, e o céu não vem a nós, porém somos nós que vamos para ele. Também não se pode referir ao Senhor, pois nesse caso teria sido usado um pronome pessoal masculino: “quando vier Aquele que é perfeito ...”.
Comparando esta passagem com Col. 1:25 aprendemos que “o que é perfeito” é a revelação completa de Deus, particularmente o mistério. Actualmente não há necessidade de manifestações miraculosas da vontade de Deus; a Sua vontade agora está completamente revelada na Sua Palavra. “O que é perfeito” já veio e o que era em parte foi aniquilado.
Por conseguinte, volvamo-nos para o Livro, e especialmente para as epístolas Paulinas, para aprendermos a revelação completa da Palavra de Deus.
- C.R.S.