Entrevista com o Dr. Ravi Zacharias a propósito do seu livro, "Porquê Jesus?"

Porquê Jesus de Ravi Zacharias    “Porquê Jesus” é um dos últimos livros do Dr. Ravi Zacarias, que foi lançado nos 25 de janeiro de 2012. Trata-se de um livro fruto de grande investigação, intrigante e informativo que liberta as mentes de todos os que estão confusos sobre quem Jesus realmente é.

     Pessoas como Oprah Winfrey, Deepak Chopra e David Byrne Rhonda têm infetado as mentes e corações de muitos, desviando-os para a adoração de falsos deuses e levando-os a acreditar num falso Jesus. Estes mal-entendidos religiosas podem causar muitos conflitos em casamentos e por vezes conduzem ao divórcio. É por isso que é fundamental termos livros como “Porquê Jesus?” para ajudar a educar a nossa sociedade que está saturada de falsas esperanças e de confusão em massa.

    Com o coração de um pai compassivo e o intelecto de um estudioso arguto, o Dr. Zacharias proporciona-nos a conjuntura raramente compreendida de como o misticismo oriental contaminou a nossa teologia ocidental e como o enorme poder dos meios de comunicação tem confundido a verdade sobre a vida eterna e de como esta se obtém.

     Porque razão escreveu o livro e quem é o seu público-alvo?

     Dr. Zacharias: Eu escrevi o livro, porque há uma grande confusão a respeito das questões espirituais devido ao poder dos media, especialmente no ocidente. Quem é Deus? Quem somos nós? Qual é o nosso propósito? Todas estas questões continuam sem resposta. Eu quero alcançar o indagador genuíno do bem-estar espiritual. O meu objetivo é satisfazer a fome e anseio dos que procuram a verdade.

     Numa frase, como expressaria a razão de achar que a nova espiritualidade é tão cativante?

     Dr. Zacharias: Porque faz de si a sua autoridade suprema; permite que lide com Deus sem ter que se curvar à autoridade d’Ele.

     No seu livro, mencionou resumidamente porque crê que o Cristianismo na América tem tornado a Nova Espiritualidade tão apelativa. Também acredita que é devido ao falso Evangelho centrado no homem, que é pregado (ou seja, se tiver quaisquer problemas, prove Jesus e Ele consertará a sua vida)?

     Dr. Zacharias: Absolutamente. O caminho foi pavimentado nos anos 70 com livros de auto-ajuda que prometiam fazê-lo compreender o seu temperamento de modo a poder ajudar-se a si mesmo. Em contraste, a jornada com Cristo começa com arrependimento e ver-se a si mesmo como Deus o vê - em última análise somos todos depravados. Queremos todos Canaã sem passarmos pelo deserto.

     A nova espiritualidade não requer que alguém reconheça o mal ou a depravação: pelo contrário, apenas lhe é dito para se envolver em alguma atividade religiosa como canto ou orações ou meditações que é tudo um abuso completo do intelecto humano. Apela às pessoas através do uso de ícones da cultura popular e subordina as vontades e atenções de milhões.

     Se no seu livro, escreveu como o misticismo oriental é completamente errado, porque afirmou numa das suas palestras que Henri Nouwen foi um dos maiores santos que viveu no nosso tempo, quando Nouwen é conhecido por ter sido influenciado por Thomas Merton e outros que praticam o misticismo oriental?

     Dr. Zacharias: Lamento ter dito isso. Na altura, baseei o meu comentário na história de Nouwen do filho pródigo que era o objetivo. Mas depois, quando aprendi mais sobre Nouwen e Merton, descobri que os seus escritos eram muito preocupantes. Eu acredito que doutrinariamente, Nouwen desviou-se. Eu também costumava ler Malcolm Muggeridge até que li o seu livro, "Jesus Redescoberto". Muggeridge era moralmente e culturalmente um bom pensador, mas não era teologicamente são.

     Na página 228, menciona Oscar Wilde pedindo a Eucaristia para que pudesse ficar bem com Deus. Está dizendo que crê que uma pessoa pode ser salva por tomar a Eucaristia ou por quaisquer outras crença católica?

     Dr. Zacharias: Absolutamente não. Somente através do arrependimento e fé em Cristo alguém pode ser salvo. Nenhuma atividade religiosa será suficiente; só, e tão-somente a verdadeira fé em Jesus Cristo. Quando escrevi isso, eu estava a tentar expressar que, para Wilde, aquela foi a expressão suprema de ele tentar fazer as coisas direitas com Cristo, porque no final da sua vida, no seu coração, ele sabia que viveu como um réprobo. Se Wilde está agora no céu, eu não sei. Deus não me diz tais coisas.

     Questionou como a Igreja manterá o seu ensino enquanto ainda exibindo o amor de Deus pelo o mundo decaído (página 215). Isto inclui amarem-se suficientemente uns aos outros a ponto de repreenderem aqueles que estão em pecado (1 Coríntios 5:12-13)?

     Dr. Zacharias: Sim, isso é muito importante e muito bom. A correção e feridas dolorosas de um amigo são legítimas e necessárias. Todos nós precisamos de prestar contas. O rei David teve muitos profetas a quem prestava contas quando pecava. Eu nunca vi um profeta na vida de Salomão. Eu acho que esse foi um dos seus maiores problemas.

     Nas páginas 264-265, menciona o livro de Gerald L. Sittser, “Água de um Poço Fundo”, afirmando que ele lista no seu livro os Cristãos místicos mais conhecidos. Comoé que usa aqui o termo "místicos"?

     Dr. Zacarias: Quando eu digo "Cristãos místicos" quero dizer que, hoje, os Cristãos perderam o lado legítimo do místico que está de acordo com a sã doutrina. Como no casamento, o lado romântico é muito real, mas tem de ser dirigido pela vontade, e não apenas por sentimentos. Como Cristãos temo-nos esquecido de como nos aquietarmos e sabermos que o Senhor é Deus (Salmo 46:10). Muitos Cristãos têm-se ocupado tanto com programas e atividades que já não sabem ficar em silêncio e meditar na Palavra de Deus ou reconhecer os mistérios que estão na Pessoa de Cristo. Eu não estou a falar do esoterismo ou gnosticismo; eu estou a falar da meditação e reflexão que está de acordo com a sã doutrina.

Sermões e Estudos

José Carvalho
Vivendo acima da média

Sermão proferido por José Carvalho em 16 de setembro de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:2 em 19 de setembro de 2018

David Gomes 09SET18
A Ambição

Sermão proferido por David Gomes em 09 de setembro de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:2 em 12 de setembro de 2018

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário