Susanna Wesley uma referência na educação dos filhos
SUSANNA WESLEY - eis mais abaixo, as regras estabelecidas e seguidas por ela na educação dos seus 19 filhos, dos quais se destacaram o evangelista John Wesley e o hinologista Charles Wesley.
Ela não apenas os educou com regras e limites claros, mas fê-lo com dedicação, compromisso e oração. John Wesley, o seu 15º filho, por exemplo, tornou-se num dos mais conhecidos e influentes evangelistas britânicos.
John Wesley disse sobre a sua mãe: “Aprendi mais sobre o Cristianismo com a minha mãe do que com todos os teólogos da Inglaterra”.
As suas regras acabaram por ser observadas e seguidas por muitas mães de então e por outras ainda hoje.
Ei-las:
Não permita que as crianças comam entre as refeições e se deitem após as 20h.
As crianças devem tomar os seus remédios sem reclamar e nenhuma coisa se lhes deve dar se a pedirem chorando. Apenas educadamente.
As crianças devem aprender a orar tão logo comecem a falar. Elas também devem ficar em silêncio durante o culto doméstico.
Para evitar mentiras, não deve ser punido nenhum erro confessado e do qual logo os filhos se arrependam. A obstinação dos filhos deve ser dominada e trabalhada com Deus para salvar a sua alma.
Não permita que um ato pecaminoso da criança passe impune.
Não puna os filhos duas vezes por uma única ofensa.
O bom comportamento dos filhos deve ser sempre elogiado e recompensado, e toda a tentativa de agradar, mesmo que pequena, também deve ser elogiada.
As crianças devem preservar o direito de propriedade, mesmo em caso de menor importância.
Os filhos devem ser ensinados a temer a vara e a cumprir com rigor todas as promessas feitas.