Reconciliai-vos com Deus
“Porque Paulo implora aos coríntios que se reconciliem com Deus (2 Coríntios 5:20) se eles já eram 'santos' justificados (1 Coríntios 1:2; 6:11)?”
“... que vos reconcilieis com Deus.” (2 Coríntios 5:20).
Neste versículo, Paulo não está a dizer aos coríntios para se reconciliarem com Deus; ele está a dizer-lhes o que eles devem dizer aos incrédulos para estes, sim, se reconciliarem com Deus.
Se voltarmos ao versículo 18, veremos Paulo dizer aos crentes em Corinto que Deus “nos deu o ministério da reconciliação”. Ele então passa a definir o ministério da reconciliação quando começa o versículo seguinte com as palavras “Isto é”. Essas palavras significam “a saber” ou “quer dizer”. Portanto, Paulo está a dizer aos crentes o que dizer aos não salvos quando eles exercem o ministério da reconciliação. Podemos parafraseá-lo dizendo:
“Deus deu-nos o ministério da reconciliação, então ide e dizei aos perdidos: 'Deus estava em Cristo quando Ele estava pendurado na cruz, imputando-Lhe a Ele as tuas ofensas, e não a ti. Ele então confiou-nos, a nós, crentes, esta mensagem de reconciliação, e agora somos Seus embaixadores. Se Ele estivesse aqui, estaria implorando para te reconciliares com Ele, mas Ele não está, e então estamos aqui nós em Seu lugar.’"
Os coríntios já eram justos (1 Coríntios 1:30), então sabemos que Paulo estava a dizer-lhes para dizer aos não salvos que eles “poderiam” ser justificados (2 Coríntios 5:20) crendo no Evangelho.
por Ricky Kurth