O segredo de uma vida de oração

     Os grandes mestres da doutrina cristã têm encontrado sempre na oração a fonte mais elevada de iluminação.

(Cannon Liddon)

     Ainda que muitas orações privadas, pela sua própria natureza, têm de ser curtas; ainda que a oração pública, como regra, deva ser condensada; ainda que tenha o seu valor e lugar a oração breve, contudo, nas nossas comunhões privadas com Deus o tempo tem um valor essencial. Muito tempo passado com Deus é o segredo da oração eficaz. A oração que se converte em força poderosa é o produto imediato de largas horas passadas com Deus. As nossas orações pequenas devem o seu alcance e eficiência às orações extensas que as tem precedido. Uma oração curta não pode ser eficaz se o que a faz não tiver tido uma luta contínua com Deus. A vitória da fé de Jacó não se haveria efectuado sem essa luta de toda a noite. Não se adquire o conhecimento de Deus com pequenas e inopinadas visitas. Deus não derrama os Seus dons sobre os que vêm vê-Lo por casualidade ou às pressas.

     A comunhão constante com Deus é o segredo para O conhecer e para se ter influência com Ele. O Senhor cede ante a persistência de uma fé que O conhece. Confere as Suas bênçãos mais ricas aos que manifestam desejo e estima por estes bens, tanto pela constância como pelo fervor da sua importunidade. Cristo, que nisto, como em tudo, é o nosso Modelo, passou noites inteiras em oração. O Seu costume era orar muito. Tinha um lugar habitual de oração. Largos períodos de tempo em oração formaram a Sua história e o Seu carácter. Paulo orava dia e noite. Daniel, no meio de importantes ocupações, orava três vezes ao dia. As orações de David de manhã, ao meio-dia e à noite foram indubitavelmente muito prolongadas em muitas ocasiões. Ainda que não saibamos exactamente o tempo que estes santos da Bíblia passaram em oração, temos indicações de que lhe dedicaram boa parte dele e, em algumas ocasiões, foi seu costume consagrar-lhe largos períodos da manhã.

     Não queremos que se pense por isto que o valor das orações tem de ser medido com o relógio, senão que desejamos recalcar a necessidade de se estar longo tempo a sós com Deus; se a nossa fé não tem produzido este distintivo, deve-se ao facto de que é uma fé débil e superficial. Os homens que, no seu carácter se têm assemelhado a Cristo e que têm impressionado o mundo com ele, são os que têm passado tanto tempo com Deus, que este hábito se tornou uma característica notável da sua vida. Charles Simeon dedicava das quatro às oito horas da manhã a Deus. O senhor Wesley passava duas horas diárias em oração. Começava às quatro horas da manhã. Uma pessoa que o conheceu bem escreveu: “Tomava a oração como a sua ocupação mais importante, e via-o sair depois das suas devoções com uma serenidade no rosto que quase resplandecia”. John Fletcher molhava as paredes do seu quarto com o alento das suas orações. Algumas vezes orava toda a noite; sempre, frequentemente, com grande fervor. Toda a sua vida foi uma vida de oração. “Não me levantarei do meu assento” – dizia – “sem elevar o meu coração a Deus.” A experiência de Lutero era esta: “Se deixo de passar duas horas em oração cada manhã, o inimigo obtém a vitória durante o dia; tenho tantos assuntos que não consigo despachá-los sem ocupar três horas diárias de oração”. O seu lema era: “O que tem orado bem tem estudado bem”.

     Leighton acostumava estar tanto tempo a sós com Deus que sempre parecia encontrar-se numa meditação perpétua. “A oração e adoração constituíam sua ocupação e prazer”, disse o seu biógrafo. Ken passava tanto tempo com Deus que se dizia que a sua alma estava enamorada do Senhor. Estava na presença do Altíssimo antes que o relógio desse as três da manhã. Asbury expressava-se assim: “Procuro tão frequentemente quanto me é possível erguer às quatro da manhã e passar duas horas em oração e meditação”. Samuel Rutherford, cuja piedade ainda deixa sentir sua fragrância, levantava-se de madrugada para comunicar-se com Deus em oração. Joseph Alleine deixava o leito às quatro da manhã para ocupar-se na oração até às oito. Caso ouvisse que alguns artesãos haviam começado a trabalhar antes de ele se ter levantado, exclamava: “Quão envergonhado estou! Não merece o meu Mestre mais do que o deles?’. O que conhece bem esta classe de acções tem à sua disposição o banco inextinguível dos céus. Um pregador escocês, dos mais piedosos e ilustres, dizia: “O meu dever é passar as melhores horas em comunhão com Deus. Não posso abandonar num canto o assunto mais nobre e proveitoso. Emprego as primeiras horas da manhã, das seis às oito, porque durante elas não há nenhuma interrupção. O melhor tempo, a hora depois da merenda, dedico-o somente a Deus. Não descuido o bom hábito de orar antes de deitar, porém ponho cuidado para que o sono não me venha. Quando desperto à noite sinto o dever de levantar-me e orar. Depois do café da manhã, dedico alguns momentos à intercessão”. Este era o plano de oração que seguia Robert M’Cheyne. A famosa sociedade de oração metodista envergonha-nos: “Das cinco às seis da manhã e das cinco às seis da tarde, oração privada”. John Welch, o santo e maravilhoso pregador escocês, considerava mau empregue o dia se não houvesse dedicado oito ou dez horas a orar. Tinha uma toga para envolver-se à noite quando se levantava para orar. Lamentando-se a sua esposa por encontrá-lo no solo a chorar, contradizia-a dizendo, “Oh, mulher, tenho de responder por três mil almas e não sei o que passa com muitas delas!”

E. M. Bounds

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