Empecilhos à Oração (V)

Um Espírito Mundano

     Um espírito mundano impede a oração. O mundo tem um efeito mais negativo sobre a oração do que todas as águas poluídas e infestadas de um charco teriam sobre a saúde. Obscurece a visão para cima, anula os impulsos espirituais, e corta as asas das aspirações. "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres" (Tiago 4.3).

     As nossas cobiças, como remanescente da mente carnal que ainda permanece em nós, são o elo que nos prende ao mundo. São a cidadela, ou as fortalezas de fronteira, das quais o nosso inimigo, o mundo, ainda não foi expulso. Oramos, mas não recebemos porque o mundo dentro de nós corromperia todas as respostas.

     Um coração puro, ou alguém que anseie pela pureza, é o único a quem podem ser confiadas respostas à oração. Enquanto as nossas cobiças têm permissão para ficar, contaminam o nosso alimento espiritual. Inspiram e tingem todas as nossas orações com desejos mundanos. Para alcançar a Deus e receber algo d’Ele, é absolutamente imprescindível que se esteja morto para o mundo. Se quisermos que Deus abra os Seus ouvidos para nós, precisamos ter nossos ouvidos fechados para o mundo.

     Um coração impregnado, ou contaminado, por mínimo que seja, com o mundo, não conseguirá subir em direcção a Deus assim como uma águia com asas quebradas não consegue subir em direcção ao sol. O homem que Tiago descreve como uma onda do mar, impelido e agitado pelo vento (Tg 1.6), é o homem de espírito mundano, cujas energias espirituais e decisões são quebradas pelas influências e infusões do mundo. Ele tem ânimo dobre, metade para Deus e metade para o mundo, ora para o céu, ora para a terra. "Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa" (Tiago 1.7).

     A falta de santidade, impaciência, ou qualquer outro espírito, pensamento, sentimento ou acção que não esteja em harmonia com o Espírito de Deus, impedirá a oração. Uma fé perturbada por dúvidas, ou que desfalece por cansaço ou fraqueza, não alcançará resultados na oração. Os elementos que enfraquecem os nervos e músculos espirituais para as grandes lutas impedirão a oração.

     Precisamos de homens e mulheres que vivam onde todos os empecilhos à oração foram removidos – pessoas cuja visão espiritual foi inteiramente purificada de névoas, nuvens e escuridão, guerreiros que têm carta branca de Deus e nervos espirituais firmes para usarem esta carta a fim de ser suprida cada necessidade espiritual.


E. M. Bounds com Darryl King
"Prayer and Revival" (Oração e Avivamento)

Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário