Empecilhos à Oração (V)

Um Espírito Mundano

     Um espírito mundano impede a oração. O mundo tem um efeito mais negativo sobre a oração do que todas as águas poluídas e infestadas de um charco teriam sobre a saúde. Obscurece a visão para cima, anula os impulsos espirituais, e corta as asas das aspirações. "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres" (Tiago 4.3).

     As nossas cobiças, como remanescente da mente carnal que ainda permanece em nós, são o elo que nos prende ao mundo. São a cidadela, ou as fortalezas de fronteira, das quais o nosso inimigo, o mundo, ainda não foi expulso. Oramos, mas não recebemos porque o mundo dentro de nós corromperia todas as respostas.

     Um coração puro, ou alguém que anseie pela pureza, é o único a quem podem ser confiadas respostas à oração. Enquanto as nossas cobiças têm permissão para ficar, contaminam o nosso alimento espiritual. Inspiram e tingem todas as nossas orações com desejos mundanos. Para alcançar a Deus e receber algo d’Ele, é absolutamente imprescindível que se esteja morto para o mundo. Se quisermos que Deus abra os Seus ouvidos para nós, precisamos ter nossos ouvidos fechados para o mundo.

     Um coração impregnado, ou contaminado, por mínimo que seja, com o mundo, não conseguirá subir em direcção a Deus assim como uma águia com asas quebradas não consegue subir em direcção ao sol. O homem que Tiago descreve como uma onda do mar, impelido e agitado pelo vento (Tg 1.6), é o homem de espírito mundano, cujas energias espirituais e decisões são quebradas pelas influências e infusões do mundo. Ele tem ânimo dobre, metade para Deus e metade para o mundo, ora para o céu, ora para a terra. "Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa" (Tiago 1.7).

     A falta de santidade, impaciência, ou qualquer outro espírito, pensamento, sentimento ou acção que não esteja em harmonia com o Espírito de Deus, impedirá a oração. Uma fé perturbada por dúvidas, ou que desfalece por cansaço ou fraqueza, não alcançará resultados na oração. Os elementos que enfraquecem os nervos e músculos espirituais para as grandes lutas impedirão a oração.

     Precisamos de homens e mulheres que vivam onde todos os empecilhos à oração foram removidos – pessoas cuja visão espiritual foi inteiramente purificada de névoas, nuvens e escuridão, guerreiros que têm carta branca de Deus e nervos espirituais firmes para usarem esta carta a fim de ser suprida cada necessidade espiritual.


E. M. Bounds com Darryl King
"Prayer and Revival" (Oração e Avivamento)

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira
Porquê Jesus?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de junho de 2020

David Gomes
Hábitos de Jesus I

Tema abordado por David Gomes em 21 de junho de 2020

Carlos Oliveira
Temos mesmo alma?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:9 em 24 de junho de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário