Repetição de orações

crstam.jpg     Um dos usos impróprios, não espiritual e contrário às Escrituras, da oração, é a repetição de orações compostas por outros. Muitos membros de Igrejas, tanto Protestantes como Católicos, de facto mesmo muitos crentes sinceros, repetem vezes sem conta orações que foram preparadas para eles recitarem. Indubitavelmente a grande maioria tornou prática corrente a repetição do chamado “Pai-Nosso”, extraído dos registos dos Evangelhos.

     Evidentemente todos estes milhões de Cristãos professos negligenciam o facto de que foi quando os discípulos pediram ao nosso Senhor que os ensinasse como orar (Lucas 11:1) que Ele disse: “Portanto, vós orareis ASSIM  (Mat. 6:9) [não, ISTO]. No entanto, ele até prefaciou estas palavras com a injunção específica:

     “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis pois a eles …” (Mat. 6:7,8).

     Tanto Protestantes como Católicos repetem muito o “Pai-Nosso.” Repetem-no individualmente e em uníssono, na tribulação e dor, na doença e morte, no temporal e seca, na guerra e desastre, com pouco ou nenhum respeito pelo seu conteúdo.

     Imagine orar, “O pão-nosso de cada dia nos dá hoje” num serviço fúnebre! Imagine orar, “Venha o Teu reino” num leito de enfermidade ou numa tempestade no mar! No entanto isto é feito solenemente repetidas vezes por toda a parte da Cristandade. Audiências inteiras continuam a repetir a oração em uníssono – e isto a despeito do facto de ter sido em relação a esta mesma oração que o nosso Senhor pronunciou como sendo “vã” a mera repetição de orações, e de ter ordenado aos Seus discípulos que não seguissem os pagãos nesta prática.

     Que diferença há entre orar e dizer orações! Nenhum crente verdadeiramente espiritual fará esta última coisa.


em Two Minutes With The Bible (Dois Minutos Com a Bíblia)
Cornelius R. Stam

Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário