Oração: Ritual ou vivência com Deus?

Oração é falar com Deus. A questão que se põe é: isso deve ser feito de uma forma ritualizada, ou no contexto de uma vivência com Deus? Muitas pessoas, apesar de acreditarem terem um relacionamento com Deus, fazem-no de uma forma ritualizada.

Separam um determinado tempo por dia ou por semana para falar com Deus, como se no resto do dia Deus não estivesse connosco, e falam com todas aquelas palavras teológicas que nunca usariam com outras pessoas.

Uma boa comparação foi dada por uma rapariga canadiana que esteve em Portugal. Ela tem um namorado, que ficou no Canadá. E de vez em quando telefona-lhe. No pouco tempo que tem para falar, tenta falar de todas as coisas importantes. Mas quando ela está no Canadá, ela fala com ele sempre que está com ele, e fala tanto das coisas importantes, como das coisas mais banais.

Muitas vezes falamos com Deus como se estivéssemos a falar por telefone numa chamada de longa distância. Temos aquele tempo para falar com ele, e falamos só do mais importante. Mas Deus não está longe, Deus está no meio de nós. E devemos relacionar-nos com Ele como fazemos com a nossa família. Falando às vezes das coisas mais banais, constantemente, ao longo do dia. O nosso relacionamento com Ele deve ser constante, e não esporádico. Afinal de contas, Deus está no meio de nós, ou não está?

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 25SET22
Simeão II

Tema abordado por Carlos Oliveira em 25 de setembro de 2022

Carlos Oliveira 23SET22
A serenidade da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de setembro de 2022

Fernando Quental 18SET22
Ser ou estar feliz

Tema abordado por Fernando Quental em 18 de setembro de 2022

Estudo Bíblico
Colossenses 4:15

Estudo realizado em 21 de setembro de 2022

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário