Fanny Crosby, por Tiago Fonseca
Uma mulher de fé inabalável e coragem independentemente das adversidades
Peço a alguém corajoso que chegue aqui. Vou vendar-te os olhos. Consegues ver alguma coisa? Experimenta andar. Podes andar confiadamente porque eu estarei sempre a guiar-te. É fácil? Não, pois não? Experimenta agora escrever. É fácil? Não, pois não? Queres ver como é que saiu o que escreves-te? Tudo torto.
Agora imaginem-se numa época como a do início do século 19, em que as facilidades para os cegos eram nenhumas. Seria fácil ser-se cego e viver numa época dessas?
Hoje gostaria de falar-vos de alguém dessa mesma época. Uma mulher, que com apenas seis semanas de vida apanhou uma infeção que lhe atacou os nervos óticos e que os tratamentos resultaram na sua cegueira definitiva. Uma mulher que foi a primeira mulher de toda a história a falar no senado americano. Uma mulher que lutou para que os cegos pudessem ter educação própria. Uma mulher que escreveu mais de 8000 hinos, muitos dos quais se encontram traduzidos nos nossos hinários. Falo de Fanny Crosby.
Na história de escritores de hinos, não haverá história mais fantástica que a de Fanny Crosby. Apesar da sua deficiência física, foi uma mulher de extraordinária capacidade e de uma fé inabalável.
Fanny tinha todas as razões e mais algumas para nada fazer. Para se revoltar contra Deus. No entanto, ela fez o contrário. Deu a sua vida a Deus. Permitiu que Deus a usasse da maneira que Ele quisesse. E como tal Deus usou-a. Escreveu, como disse há pouco, mais de 8000 hinos. Muitos dos quais ainda hoje são cantados nas nossas igrejas, como por exemplo: “Rica verdade, Jesus é meu!” ou “Junto a Ti”. Já pensaram que, possivelmente, se Fanny Crosby tivesse visão, ela poderia nunca ter escrito os hinos que escreveu? Poderia, quem sabe até, nunca se ter convertido. Deus tem um plano para tudo o que acontece nas nossas vidas – seja bom ou mau. Só nos resta colocar isso nas mãos de Deus e deixar que Ele use isso da melhor maneira.
Fanny Crosby deixou um legado na Igreja. Muitos crentes foram abençoados pelos seus hinos, muitas vezes nas nossas igrejas e em igrejas por todo o mundo se louva a Deus com hinos da sua autoria.
A pergunta que te faço para que reflitas hoje é: que tenho eu feito para a obra de Deus? Será que estou a deixar um bom legado na igreja? Será que me deixo abater pelas dificuldades e problemas que vêm à minha vida? Ou será que os uso para a honra e glória de Deus?
Tiago Fonseca
Legado - EJC 2014



