I Tessalonicenses 5:1-11 (3)

E
O DIA DO SENHOR
Para se ter um claro entendimento da frase bíblica, "o dia do Senhor", precisamos compará-la com o dia do homem.
Em Deuteronómio 28 Deus prometeu ao povo de Israel que se obedecessem às Suas leis Ele colocá-los-ia "por cabeça, e não por cauda" entre as nações da terra (Ver. 13), mas Ele também os preveniu: "Porém... se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus... ele [os gentios] será por cabeça, e tu serás por cauda" (Vers. 15, 44).
Como sabemos, Israel apostatou, afastando-se cada vez mais de Jeová, o verdadeiro Deus, caindo na idolatria pagã, até que os impérios assírio e babilónicoos levarem cativos, espalhando-os em muitas terras. Foi então, cerca de seis séculos antes de Cristo, que o domínio político passou totalmente de Israel para os gentios (Jr.15:4, 24:9 e 29:18) e Israel constatou que era "a cauda e não a cabeça" entre as nações.
Assim quando o nosso Senhor esteve na terra, Israel estava sob o domínio do Império Romano (Lc.2:1). Este período de domínio gentílico é chamado de "os tempos dos gentios" em Lc.21:24. Deve, contudo, ser observado que tudo isto diz respeito apenas ao domínio político. A nação de Israel ainda não tinha sido posta de parte espiritualmente.
Quando o nosso Senhor esteve na terra, Ele ensinou os Seus discípulos a pagarem tributo a César (Mt.22:17-21) e obedecer aosos escribas e fariseus no que dizia respeito à sua religião dada por Deus, mesmo apesar dos escribas e fariseus serem hipócritas nos seus motivos (Mt. 23:2-3). Desta maneira o governo político era "dos romanos" mas "a salvação [era] dos judeus" (Jo.4:22).
Cornelius R. Stam
Comentário Sobre as Epístolas de Paulo aos Tessalonicenses