I Tessalonicenses 2:17—3:13 (5)

crstam.jpgBOAS NOTÍCIAS

     "Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo boas novas da vossa fé e caridade, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-vos, como nós também a vós;

     “Por esta razão, irmãos, ficamos consolados acerca de vós, em toda a nossa aflição e necessidade, pela vossa fé,

     “Porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor.

     “Porque que acção de graças poderemos dar a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante de nosso Deus.

     “Orando abundantemente dia e noite, para que possamos ver o vosso rosto, e supramos o que falta à vossa fé?

     “Ora o mesmo nosso Deus e Pai, e nosso Senhor Jesus Cristo, encaminhe a nossa viagem para vós.

     “E o Senhor vos aumente, e faça abundar em caridade uns para com os outros, e para com todos, como também abundamos para convosco;

     “Para confortar os vossos corações, para que sejais diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.

— I Tessalonicenses 3:6-13

     Antes de considerarmos os detalhes desta passagem devemos recordar que o Apóstolo agora estava em Corinto, de onde ele escreveu esta epístola. Ele também sofreu ali árdua perseguição. De facto, a perseguição provavelmente ainda estava ao rubro quando escrevia (3:7).

     Corinto era uma cidade grande com dois portos, um em cada lado de um estreito istmo em que se situava. Por isso, comerciantes, marinheiros e viajantes de todo tipo que passavam de um lado do istmo, paravam em Corinto por negócios ou por prazer, porque Corinto era a capital do mundo do desporto, com os grandes Jogos Ístmicos a atraírem visitantes de perto e de longe.

     Com suas vantagens comerciais extraordinárias e com o movimento constante de pessoas do leste para o oeste e vice versa, Corinto também se tornou numa localização estratégica para se espalhar o Evangelho. Deste modo Paulo, evidentemente desde o princípio, planeou ficar ali por algum tempo.

     Actos 18:1-3 diz-nos como o Apóstolo conseguiu trabalho6 fazendo tendas com Áquila e Priscila e passou os sábados na sinagoga, provando aos judeus que Jesus era o Cristo (At.18:4-5). Ele tinha de começar com isto pois, como poderiam aceitar a mensagem da graça se ainda consideravam o Jesus crucificado como um impostor?

     O registo afirma, entretanto, que no fim eles resistiram e blasfemaram (At.18:6). Desta forma começou uma obra poderosa entre os gentios – e uma perseguição ferrenha dos judeus incrédulos (18:12). Em retrospectiva, o Apóstolo mais tarde escreve aos crentes de Corinto: "E estive entre vós em fraqueza, e em temor, e em grande tremor" (I Co.2:3). Tão intensa era a perseguição que o Senhor apareceu a Paulo numa visão para encorajá-lo, dizendo:

     "E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;

     "Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade" (At.18:9-10).

     Com este encorajamento "ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a Palavra de Deus" (18:11).

6 Aqui a palavra "achando" (Ver. 2) pode ser significativa. Sabemos que em Tessalónica o Apóstolo tinha trabalhado noite e dia para que não fosse pesado a nenhum deles (I Ts.2:9) e sabemos também que a sua profissão era a de fazer tendas, portanto, é possível que alguém do ramo em Tessalónica o tivesse informado a respeito de Áquila e Priscila. De qualquer forma, parece, de At.18:2, que ele estava a procurar emprego para não ser dependente financeiramente daqueles a quem estava a ministrar. Esta auto-suficiência da parte de Paulo, deve ser um exemplo para todo homem de Deus.   

Cornelius R. Stam
Comentário Sobre as Epístolas de Paulo aos Tessalonicenses


Sermões e Estudos

David Gomes 28ABR2024
O número improvável

Tema abordado por David Gomes em 28 de abril de 2024

Carlos Oliveira 26ABR24
A incerteza das boas obras

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2024

Mark Peter 21ABR24
O caráter de Cristo

Tema abordado por Mark Swaim em 21 de abril de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:13

Estudo realizado em 24 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário