Tessalonicenses - Introdução (3)

crstam.jpgA TRINDADE PERMANENTE

     Há um assunto adicional que deve ser abordado em ligação às epístolas aos Tessalonicenses: a sua ênfase na " trindade permanente" das graças Cristãs. Em I Co.13 lemos que com o passar dos dons sinais (v.8) três coisas deveriam permanecer:

     "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade [amor], estas três, mas a maior destas é a caridade [amor]" (I Co.13:13)
.

     Eram estas três graças que o Apóstolo procurava em cada uma das igrejas. Ele nunca perguntou: "Quantos convertidos baptizados você tem?" ou "Quantos de vocês têm dons sinais?" O programa não era mais o da chamada "grande comissão" com os seus baptismos de água e sinais milagrosos. Estes estavam gradualmente a dar lugar a valores maiores.

     Fé, esperança e amor são uma trindade. Embora o Apóstol, no entanto, tão unidas numa só que nenhuma pode existir à parte das outras duas. Além do mais, cada uma é igualmente importante à sua maneira. O amor é o "maior", a virtude culminante. É de importância suprema. Entretanto, a fé é de importância primária. A fé tem de vir primeiro, porque "sem fé é impossível agradar-Lhe" (Hb.11:6). E a esperança, ou expectação, é de importância perpétua. Situa-se no centro de nossa experiência diária Cristã.3

     Não é lindamente apropriado, então, que nas primeiras epístolas de Paulo ele enfatize esta trindade permanente mais do que em qualquer outra das suas epístolas? Como os dons sinais já estavam a desaparecer ele quer que os crentes vejam a importância duradoura da "fé, esperança e amor, estes três".

     Nas palavras de abertura da sua primeira carta aos Tessalonicenses o Apóstolo relembra a "obra da vossa fé, do trabalho de caridade (amor), e da paciência da esperança" (1:3). Depois ele relembra como "dos ídolos vos convertestes (virar)": eis a fé – "para servir o Deus vivo e verdadeiro": – eis o amor – "e esperar dos céus o Seu Filho": eis a esperança (1:9-10). De facto, o primeiro capítulo é dividido em três partes, a primeira tendo a ver basicamente com a fé deles (vs.1-5), a segunda parte com o amor deles (vs.6-8) e a terceira parte com a esperança deles (vs.9-10).

     Ao estudarmos a epístola encontramos mais exemplos, mas em 5:8 Paulo deseja que eles se vistam com a "couraça da fé e da caridade (amor), e tendo por capacete a esperança da salvação".

     Volvendo-nos para a saudação da segunda epístola somos revigorados ao ver como estes crentes cresceram espiritualmente desde a última vez em que ele lhes escreveu. O Apóstolo diz:

     "...porque a vossa fé cresce muitíssimo e a caridade (amor) de cada um de vós abunda nuns para com os outros, de maneira que nós mesmos gloriamos... da vossa paciência e fé [sim, existe esperança!], e em todas as perseguições e aflições que suportais" (II Ts.1:3-4).4

     Oh, que estas graças possam abundar em nós, membros do Corpo de Cristo, hoje! O crente individual em quem estas virtudes abundam tem tudo o que precisa e tudo o que Deus espera dele. Tudo o resto está limitado a "estes três". Da mesma forma, a igreja local na qual estes abundam será uma igreja cheia, não importando se for composta de vinte e cinco membros ou de dois mil e quinhentos.

     Os sacrifícios, a circuncisão e a lei já passaram; os dons sinais cessaram,5 mas estas três graças permanecem como uma trindade permanente e permanecerão até ao fim do século. 


3 Veja o livro do autor: A Trindade Permanente.

4
Observe que em cada um destes exemplos a esperança, em vez de o amor, recebe a menção final – consistente com o tema destas "Cartas da Bem-Aventurada Esperança".

5
No programa de Deus. E os esforços humanos para recuperar os sinais de Pentecostes não são apenas fúteis, são ilícitos, e apontam para o operador de falsos milagres de II Ts.2:9.

Cornelius R. Stam
Comentário Sobre as Epístolas de Paulo aos Tessalonicenses



Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário