As crianças devem ser ensinadas a orar?

CMO 29OUT17b

 

     É correto ensinar as crianças a orar? Há alguma fundamento bíblico para o fazer?

     E com que idade devem começar, e a partir de que idade se lhes deve falar de Jesus e do Seu amor?

     “Como mãe”, dizia um crente sincera, “acho que são questões pertinentes e sobre as quais os pais devem estar clarificados”. Esta mãe tinha toda a razão.

      Se um adulto precisa de aprender a orar, quanto mais uma criança! O que lemos nas Escrituras? (Lucas 11:1).

     Neste texto vemos que João Batista ensinou os seus discípulos a orar e esse facto motivou os discípulos do Senhor a pedir-Lhe que os ensinasse também a eles. Ora, se os adultos, mesmo discípulos de envergadura como os atrás referidos, precisaram de aprender a orar, quanto mais nós, ... e as crianças!

     O Apóstolo Paulo não diz que uma das responsabilidades dos pais Cristãos é ensinar a “doutrina do Senhor” aos seus filhos?

     “... vós pais ... a vossos filhos ... criai-os na doutrina e admoestação do Senhor (Efésios 6:4).

     Ora a doutrina é o conjunto de princípios fundamentais da fé Cristã, dos quais a oração faz parte.

     Portanto, nós temos a obrigação, o dever e o privilégio de ensinar as nossas crianças a orar.

     Convém lembrar, neste contexto, que as crianças até já sabem louvar, melhor do que os adultos, pois está escrito:

     “E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?” (Mateus 21:16).

     Quanto à aprendizagem da oração esta deve ser orientada pelos ensinos da Palavra de Deus, que nós, adultos temos a obrigação de conhecer para podermos ensinar corretamente.

     Tanta coisa deve ser ensinada às crianças relativamente à oração! O espaço e o tempo, associados à sua enorme dimensão do tema nas Escrituras, não nos permite fazer aqui exaustivamente, mas não resistimos em sublinhar um princípio básico que deve ser ensinado às crianças logo de início.

     A idade para se ensinar uma criança não está claramente definida, mas pelo que aprendemos nas Escrituras, é quanto antes. O que vemos no caso de Timóteo?

     “E que, DESDE A TUA MENINICE, SABES AS SAGRADAS LETRAS, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:15).

     Deuteronómio 31:12,13 mostra claramente que o ensino das Escrituras na congregação de Israel deveria incluir as crianças:

     “Ajunta o povo, homens, e mulheres, E MENINOS, e os teus estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam, e aprendam, e temam ao SENHOR, vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta Lei; 

     “E que SEUS FILHOS que a não souberem OUÇAM E APRENDAM A TEMER AO SENHOR, vosso Deus, todos os dias que viverdes ...”.

     E que lemos do perfeito louvor? Não lemos que procede das “criancinhas de peito”?

     “E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?” (Mateus 21:16).

     A ação deve ser quanto antes. É impressionante o efeito salutar de cânticos bíblicos no semblante dos bebés, quando estes lhes são entoados, e como desde cedo começam a perceber quem é o Criador e Salvador, ao falar-se-lhes do nome Jesus, enquanto se aponta para cima.

- C. M. O.

NOTA:
Uma pesquisa feita recentemente entre Cristãos professos revelou que são as mães que mais influenciam a fé cristã dos filhos. Infelizmente, muitos pais (homens) ainda não perceberam a sua responsabilidade espiritual para com os seus filhos. Aliás, tal falha é reflexo do seu pobre estado espiritual. Se eles mesmos não estão bem espiritualmente, não podem proporcionar qualquer bem aos seus filhos. Damos graças a Deus pelo facto de as mulheres serem geralmente mais piedosas do que os homens, mas esse facto deveria envergonhá-los e constituir um desafio para eles, até porque de outro modo serão eles os grandes perdedores. A responsabilidade para com os filhos é tanto da mãe como do pai: (Deu. 11:18-20). "... vós pais ... a vossos filhos ... criai-os na doutrina e admoestação do Senhor" (Efésios 6:4).

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário