30-05-12 - Bíblia Digital versus Impressa: a tecnologia sendo usada para expandir a mensagem de Deus

Bíblia digital num iphone     A tecnologia tem mudado todos os tipos de relacionamentos, até mesmo em assuntos religiosos. Hoje é possível assistir a cultos pela Internet, ouvir rádios e canções gospel pelo telemóvel e até mesmo ler a Bíblia sem ser preciso levar O Livro Sagrado consigo.

     A Bíblia é um dos poucos objetos que têm o seu significado relacionado com o seu conteúdo e exatamente por esse motivo é que a forma digital das Sagradas Escrituras ainda gera controvérsia entre Cristãos.

     Foi para explicar esse dilema que a Sociedade Bíblica do Brasil realizou durante a Flic 2012 (Feira Literária Internacional Cristã) uma palestra sobre “A Bíblia no Mundo Digital”, ministrada por Elismar Vilvock, editor-assistente de Publicações Eletrónicas.

     Vilvock falou brevemente de como o computador se tornou num aliado na fabricação e impressão de Bíblias até que a tecnologia passou a usar os textos Sagrados digitalizados através da Bíblia Online que era um CD que precisava ser instalado nos computadores.

     A cada novo passo do mundo da informática novos modelos digitais foram surgindo até que hoje a SBB possui dois projetos que são a Biblioteca Digital da Bíblia (Libronix) e a Bíblia Digital Glow que são produtos para leitura e estudo das Escrituras.
 
     Mas esses não são os únicos programas disponíveis. Encontramos diversos programas digitais onde é possível aceder aos livros bíblicos de qualquer lugar com acesso à Internet ou até mesmo em ficheiros off-line. Utilizadores de tablets e smartphones já podem encontrar aplicativos gratuitos contendo a Bíblia Digital. De forma prática e rápida pode-se meditar na Palavra de Deus em qualquer lugar.
 
     Muitos pastores já estão a usar essa nova tecnologia nos cultos, deixando em casa o livro impresso e levando consigo o modelo digital para usar nas pregações. Enquanto muitos aderem a essa novidade, outros relutam dizendo que a Bíblia (objeto) é insubstituível.
 
     No que diz respeito ao conteúdo não há diferenças, o que muda é apenas o aspeto prático da mobilidade e a modernidade usada para produzir esses ficheiros digitais. No entanto, o leitor poderá escolher se deseja ou não usar o modelo digital, pois no que depender da SBB as Bíblias impressas continuarão a ser fabricadas.
 
     Mas, importante, importante mesmo, é ler, meditar, estudar e anunciar a Bíblia.
 
 
 
.
 

Sermões e Estudos

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário