O que devemos fazer com a minha mãe idosa?

Billy Graham Pergunta: Nós estamos a enfrentar algumas decisões difíceis relativamente à minha mãe. Ela está a ficar mais fraca e confusa, e nós achamos que ela não deveria estar a viver sozinha. Porém, temos uma casa muito pequena e simplesmente não temos espaço para a trazer para cá. Para piorar as coisas, ela recusa até admitir que precisa de ajuda. O que devemos fazer? – Srª H.N.

Resposta: Dou graças a Deus por estar preocupada com a sua mãe; a Bíblia diz-nos para honrarmos os nossos pais, e devemos fazê-lo, enquanto eles vivem (ver Êxodo 20:12). Uma maneira de os honrar é fazermos tudo o que pudermos para os ajudar à medida que envelhecem.

     Francamente, a situação da sua mãe pode acabar mal se algo não for feito o mais rapidamente possível. Ela pode sofrer uma queda ou outro acidente grave, deixar de pagar as suas contas ou cuidar das suas próprias necessidades físicas, correndo até o risco de ser enganada por aqueles que se aproveitam de pessoas idosas. Enquanto não encontra uma solução permanente, faça questão de telefonar à sua mãe e de vê-la tão frequentemente quanto possível.

     O que mais pode fazer? Em primeiro lugar, compartilhe suas preocupações com o seu médico, que poderá avaliá-la e sugerir os passos que pode precisar de dar. Depois, procure alternativas na sua comunidade - alguém que a ajude na sua casa, por exemplo, ou uma instituição em que ela receba os cuidados de que precisa. (Um pastor poderá indicar-lhe as instituições locais de idosos que a aconselhem.) Será difícil à sua mãe abrir mão da sua independência, mas poderá ser necessário.

     Acima de tudo, ore pela sua mãe, e também por vós. Deus ama-a, e ela pode depender da Sua promessa: "E, quando ficarem velhos, eu serei o mesmo Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; Eu os ajudarei e salvarei." (Isaías 46:4 NTLH).

- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 17ABR26
A tua chávena

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de abril de 2026

Dário Botas 12ABR26
A tua morte é um dever!

Tema abordado por Dário Botas em 12 de abril de 2026

Carlos Oliveira 10ABR26
À procura da chave

Tema abordado por Carlos Oliveira em 10 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2

Estudo realizado em 15 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário