20-SET-07 - Centro dos Não-alcançados do Mundo Situa-se na Índia
Segundo uma reportagem levada a cabo pelo website Cristão de notícias www.christianpost.com, a Índia é o centro estatístico de gravidade para a população que nunca ouviu falar de Jesus Cristo, relatou um ilustre perito sobre Cristianismo global. O termo demográfico “centro estatístico de gravidade” significa que há um igual número de pessoas ou tipo de pessoas para o norte, sul, este e oeste de um ponto específico, que no caso das pessoas não-alcançadas se situa na Índia.Para o Cristianismo, o centro estatístico de gravidade situa-se no Mali e está a deslocar-se para a Nigéria.
“O que me impressiona é a enorme distância geográfica entre estes [Centros Cristãos e de não-alcançados], e também representa para mim uma distância cultural”, comentou o Dr. Todd Johnson, investigador e and director do Estudo do Cristianismo Global no Seminário Teológico Gordon-Conwell, em Boston.
Johnson disse isto na conferência da Sociedade International para a Missiologia de Fronteiras (ISFM), que decorreu entre 15-17 de Setembro em Dallas. O título da conferência este ano era a Índia: Pontos de Debate sobre a Missiologia Global.
“Para mim este quadro não é um simples pacote estatístico traçado”, assinalou Johnson, “Mas há aqui algo que nos fala sobre este hiato [entre centros de Cristão e de não-alcançados].”
O antigo editor do Jornal International de Missiologia de Fronteiras, publicado pelo ISFM, salientou que a falta de contacto entre Cristãos e não-Cristãos é uma “séria lacuna” na responsabilidade bíblica.
“Os Cristãos têm de saber viver e conhecer e escutar e trabalhar entre todas as pessoas do mundo,” enfatizou o perito da igreja global.
Johnson destacou as várias estatísticas que sublinham o grande potencial para se alcançar os não-Cristãos, e o fracasso dos crentes na comunicação das Boas Novas às pessoas de outras fés.
Ele apontou como:
• Pesquisas indicam que as pessoas que mais reagem positivamente ao Cristianismo são os Hindus, Muçulmanos e Budistas;
• A maior parte dos Cristãos nunca alcançam os não-Cristãos – mais de 90 por cento de todo o evangelismo Cristão incide sobre outros Cristãos; e
• 86% dos Hindus, Muçulmanos e Budistas do mundo não conhecem pessoalmente um Cristão.
“Penso que é uma ironia interessante o facto de Deus ter preparado as pessoas para a mensagem do Evangelho, mas tendemos a ser lentos em contactar e a ser testemunhas incarnacionais entre estas pessoas,” concluiu Johnson.
Outros oradores na conferência incluíram o Dr. Ralph D. Winter, fundador do Centro Amaericano para as Missões Mundiais e do ISFM; Herb Hoefer, antigo missionário na Índia durante quase 20 anos; e Jim Slack, analista do evangelismo global e do crescimento da igreja.
A missão fronteiras é uma área da missiologia que visa alcançar as pessoas com menos acesso ao Evangelho Cristão. Estratégias inovadoras e missão de precisão são características deste campo de missão.
Imitemos Paulo:
"... Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns" (1 Coríntios 9:22).