23-07-15 - No Reino Unido, 27% das pessoas acham que o Super Homem é um personagem bíblico

A Bíblia é a ferramenta central para a fé Cristã. Apesar disso, um recente estudo do instituto americano LifeWay Research mostra que, no geral, o livro não tem sido lido por aqueles que professam a fé.
A Bíblia é a ferramenta central para a fé Cristã. Apesar disso, um recente estudo do instituto americano LifeWay Research mostra que, no geral, o livro não tem sido lido por aqueles que professam a fé.
Apenas 45% das pessoas que frequentam a igreja regularmente leem a Bíblia mais do que uma vez por semana. Mais de 40% das pessoas leem a Bíblia de vez em quando, o que significa uma ou duas vezes por mês. Quase 1 em cada 5 fiéis afirmam não ler a Bíblia.
Para entender os efeitos, pode-se fazer um paralelo com as estatísticas com o Reino Unido. Uma pesquisa desenvolvida pela Sociedade Bíblica do país considerou que as crianças britânicas não conseguem identificar as histórias comuns da Bíblia. Mais da metade das crianças (59%) não sabiam que Jonas - na Bíblia - foi engolido pelo grande peixe.
Pais britânicos também não estão longe do analfabetismo bíblico. Cerca de 30% dos pais não sabem que Adão e Eva, David e Golias ou o Bom Samaritano estão na Bíblia. Para piorar a situação, 27% acham que o Super Homem pode ser um personagem bíblico. Um em cada 3 acredita o mesmo sobre Harry Potter. E mais de metade (54%) acredita que "Jogos Vorazes" pode ser uma história da Bíblia.
A questão vai para além de se saber ou não sobre histórias bíblicas. A falta de conhecimento tem levado a uma falta de doutrina bíblica. A LifeWay Research descobriu que enquanto 67% dos americanos acreditam que o Céu é um lugar real, 45% acreditam que há muitas maneiras de se chegar lá, incluindo 1 em cada 5 evangélicos.
Mais da metade dos evangélicos (59%) acredita que o Espírito Santo é uma força e não um Ser pessoal, contradizendo o ensino bíblico da Trindade representando três Pessoas em um só Deus. Como um todo, os americanos, incluindo muitos Cristãos, têm pontos de vista anti-bíblicos sobre o inferno, o pecado, a salvação, Jesus, a humanidade, e a própria Bíblia.
Acesso à Verdade
Por outro lado, há poucas desculpas para as pessoas que vivem numa civilização ocidental. Nove em cada dez lares americanos possuem pelo menos uma Bíblia. O americano Cristão tem pelo menos três Bíblias. A tecnologia tem colocado Bíblias à disposição em qualquer momento ou lugar, com aplicativos disponíveis para smartphones.
Em contraste, a maioria dos Cristãos desejam tornar-se seguidores mais maduros de Cristo. LifeWay Research descobriu que 90% dos crentes "desejam agradar e honrar a Jesus em tudo o que fazem". Quase 60% concordam com a afirmação: "Durante todo o dia, eu ponho-me a pensar sobre as verdades bíblicas."
O impressionante é que, enquanto a maioria deseja agradar a Jesus, poucos têm tempo para verificar a Bíblia.




