• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Dário Botas

Como morrer em Cristo tem mais valor do que nada.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Sermões e Estudos

David Gomes 06SET26
Dinheiro: servo ou senhor?

Tema abordado por David Gomes em 06 de setembro de 2026

Carlos Oliveira 04SET26
És mais do que corpo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de agosto de 2026

Dário Botas 30AGO26
Além do fim

Tema abordado por Dário Botas em 30 de agosto de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:8

Estudo realizado em 02 de setembro de 2026

ver mais

08-09-2026 - Uma descoberta bíblica surpreendente gera uma grande “oportunidade” para a Igreja

Relacionamento com as Escrituras

 

     Apesar de ter crescido em 2025, o interesse pela Bíblia diminuiu ligeiramente e voltou aos níveis de 2024, segundo o inquérito “Estado da Bíblia” da Sociedade Bíblica Americana (ABS).

     O Dr. John Plake, editor-chefe da série “O Estado da Bíblia” e diretor de inovação da ABS, declarou à CBN News que os resultados foram obtidos quando muitos se perguntavam “o que iria acontecer com o estudo da Bíblia em 2026”.

     “Infelizmente, a conclusão é que esse aumento não se manteve”, disse. “Em 2026… tanto o uso da Bíblia como a leitura das Escrituras voltaram a níveis semelhantes aos de 2024”.

     A ABS divide as pessoas em três grupos. Primeiro, estão os Comprometidos com as Escrituras, aqueles que permitem que a Bíblia molde as suas decisões e pontos de vista. Depois, está o grupo Intermédio, que consiste em pessoas curiosas em relação à Bíblia, mas que muitas vezes se encontram bloqueadas ou confusas em relação às Escrituras.

     O terceiro grupo é o dos Desinteressados na Bíblia, um grupo de pessoas que nunca pegam intencionalmente na Bíblia, mas que podem encontrar-se acidentalmente com as Escrituras.

     Tendo isto em conta, Plake destacou outro “título” por trás da superfície que merece ser salientado.

     “A notícia mais relevante é que, em comparação com 2024, a classe intermédia móvel aumentou em 9 milhões”, afirmou. “Em contrapartida, observamos que os não praticantes da Bíblia diminuíram em 5 milhões em comparação com há dois anos.”

     Plake continuou: “Temos diante de nós uma oportunidade.”

     O investigador afirmou que as pessoas sentem curiosidade neste momento e precisam de contexto, e incentivou os Cristãos a tomar a iniciativa para ajudar a responder às perguntas que estes crentes curiosos do grupo intermédio possam ter.

     Plake também referiu que os dados mostram que o número de homens que leem a Bíblia continua a crescer de forma constante, passando de 22% em 2024 para 23% em 2025, e agora para 24% no último inquérito.

     “Esses momentos [de curiosidade] são um presente para nós”, disse, mas alertou para as oportunidades perdidas se os Cristãos não se envolverem.

     Plake também detalhou uma das “tendências ocultas” nos dados: o diário bíblico. Os millennials que usam a Bíblia (22%) praticam este hábito, algo que, segundo ele, apenas 15% dos utilizadores da Bíblia em geral fazem.

     Segundo ele, o facto de os jovens se aproximarem das Escrituras dessa forma pode indicar uma tendência comportamental mais ampla no futuro e abrir novas formas de incentivar o interesse pela Bíblia.

- in Faithwire

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_________________________________________

NOTA de esclarecimento importante:

Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.

 

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário