21-05-2022 - Exclusivo... 'A crítica deles é uma mentira': Franklin Graham contesta enquanto a oposição aumenta na campanha pelo Reino Unido

Franklin Graham
Franklin Graham está de bom humor quando nos encontramos no Hyde Park Corner, em Londres.
Ele está animado ao visitar o Speaker's Corner, o lugar onde muitos evangelistas têm pregado e debatido ao longo dos anos. Muitos enfrentaram ali forte oposição por causa da mensagem que pregaram, algo com o qual o próprio Graham simpatiza.
O evangelista norte-americano, cujo pai era o afamado Billy Graham, está no Reino Unido para a campanha God Loves You (Deus ama-te). A campanha deveria ter acontecido em 2020, mas todos os locais que ele reservou para pregar foram cancelados depois terem sido feitas reclamações por comentários que ele fez anteriormente sobre o homossexualidade e o islamismo.
Mais tarde, ele tomaria medidas legais bem-sucedidas contra algumas das reclamações, o que significa que a campanha está de volta, parando em Liverpool, Newport, Sheffield e Londres.
"Eu sabia que isto iria acontecer", disse ele. "Só tinha que ser no tempo de Deus. Claro, a pandemia estava a chegar, então acho que o Senhor simplesmente fechou a porta.
“Ter sido cancelada... beneficiou-nos no sentido da publicidade que nos deu. Não se pode comprar este tipo de publicidade. Deus usou o que eles quiseram dizer para o mal e usou para o bem."
Mais uma vez a crítica foi feita ao pregador. O Presidente da Câmara de Liverpool pediu a proibição de anúncios da campanha em autocarros, enquanto o governo galês manifestava o seu descontentamento com a sua visita.
Graham diz que a oposição é esperada, mas não é justa.
"A crítica deles é uma mentira. Eles dizem que eu sou um pregador do ódio. A razão pela qual eles dizem que eu sou um pregador do ódio é porque eu digo que o casamento é entre um homem e uma mulher. E é. O que faço é responder às perguntas dos repórteres. Eles perguntam o que penso sobre o casamento gay? Bem, é pecado. É assim que a Bíblia lhe chama."
"Eles dizem: Bem, está a ofender muitas pessoas. Eu não estou a ofender as pessoas, mas são elas que estão a ofender a Deus, porque é isso que Deus diz. A minha mensagem não é contra gays, ou pessoas que pensam de maneira diferente ou adoram de maneira diferente. A minha mensagem é uma mensagem de amor."
As críticas a Graham não vieram apenas de pessoas de fora da Igreja. Tanto o bispo de Liverpool quanto o bispo de Sheffield manifestaram-se contra a sua visita, alegando que trará divisão.
No entanto, cerca de 4.000 igrejas deram o seu apoio à campanha.
"Nós nunca esperamos obter 100 por cento de apoio das igrejas. Há sempre críticos dentro da Igreja. Houve sempre críticos do Senhor Jesus Cristo dentro da comunidade religiosa. Foram estes que se voltaram contra Ele. Então eu espero ter críticas, e há muitas igrejas que se comprometeram e há divisão dentro da igreja".
Enquanto conversámos no Speaker's Corner, Graham refletiu sobre a necessidade de desacordo saudável e debate entre pessoas de diferentes religiões e pensamentos, mas ele fica chocado quando lhe referimos o esfaqueamento no ano passado do evangelista Hatun Tash a poucos metros de onde estávamos sentados.
Graham diz que é em momentos como este que a Igreja precisa de se levantar.
"Nós não recuamos. Eu espero que haja um exército de jovens evangelistas que desçam e tomem os seus lugares para pregar o Evangelho. Não podemos permitir que um ato de violência impeça o Evangelho, pois esta é um instrumento de recrutamento para outros evangelistas se levantarem onde aquela derramou o seu sangue e levarem o Evangelho à próxima geração - não se deve ter medo e vergonha."
Hoje, sábado, Graham pregará no ICC em Newport, South Wales (Sul de Gales) na segunda etapa da campanha. A sua visita ocorre mais de 100 anos depois que o País de Gales viu o avivamento com muitos virem a Cristo nas campanhas que ocorreram em todo o país.
Então - perguntámos-lhe - poderemos ver avivamento novamente em breve?
"É o Espírito Santo que traz avivamento. Este não se pode simplesmente ligar como um interruptor de luz e desligá-lo, mas acho que há certos momentos na história em que Deus usou um determinado evento, uma determinada situação, para trazer avivamento. Eu acho que essa deveria ser a oração dos Cristãos em toda esta terra - Senhor, traz um avivamento, precisamos de um avivamento nesta nação.
"A minha esperança e oração, é que o avivamento venha. Estamos aqui para pregar o Evangelho, o Espírito Santo terá que fazer o resto."
- in God Reports e Premier Christianity
_________________________________________
NOTA de esclarecimento importante:
Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.