• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Pedro Cândido

Breve testemunho acerca de como se converteu a Cristo e de como tem sido a sua vida ao Seu lado.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Jorge da Silva

Como a graça de Deus o conduziu à salvação em Cristo. Ouve o seu testemunho até ao fim.

Sermões e Estudos

Fernando Quental
Para a glória de Deus

Tema abordado por Fernando Quental em 09 de maio de 2021

Carlos Oliveira
Nem tudo é o que parece

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de maio de 2021

Alberto Veríssimo
Crer é poder

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 02 de maio de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:22 em 05 de maio de 2021

 
ver mais
 

23-04-2021 - Missionários revelam como levaram milhares de Bíblias para países comunistas

Os missionários Antti [à esquerda] e Esko enviaram milhares de Bíblias para países comunistas. (Foto: Reprodução / God Reports)

Os missionários Antti [à esquerda] e Esko enviaram milhares de Bíblias para países comunistas. (Foto: Reprodução / God Reports)

     Durante décadas, Antti e Esko contrabandearam Bíblias para os países da União Soviética (URSS) e do Bloco Oriental, a partir da sua fazenda no interior da Finlândia. A “Missão por Detrás da Cortina de Ferro” foi uma operação voluntária privada e ultrassecreta que eles mantiveram em silêncio por longos anos.

     “Nunca falámos com ninguém sobre isso”, conta Antti num vídeo da Stefanus em 2018. Fazer isso poderia colocar a sua segurança em risco e cortar o suprimento de Bíblias por seu intermédio para pessoas famintas sob governos repressivos que baniram o Cristianismo e puniam todos os que eram encontrados com a Palavra de Deus.

     “As pessoas de lá no que trabalhavam connosco, quando foram apanhadas, algumas apanharam três anos, outras cinco anos [de prisão]”, diz Esko. “O senhor Horev, que foi um dos líderes desta operação (Missão por Detrás da Cortina de Ferro), foi condenado a cinco anos de prisão e, depois de cumprido, acrescentaram mais dois anos à sua sentença”.

     Antti e Esko nunca foram apanhados. O jogo deles era de gato e rato, uma versão Cristã das guerras de espionagem, que foi praticado de forma semelhante pelo Irmão André, fundador de Portas Abertas, e está a ser realizado agora em países islâmicos restritivos.

 

Amor pelas Escrituras

     Antti tinha um grande amor pelas Escrituras e sentia que poderia ajudar os irmãos do outro lado da fronteira com a vizinha União Soviética. Através da floresta finlandesa, não havia pontos de verificação, nenhuma cerca, então entrar e sair era relativamente fácil.

     Ele entrava de bicicleta, carregando 20 Novos Testamentos, dois sob a jaqueta nos ombros e o resto escondido nos bolsos dentro de calças largas. Mais tarde, ele inventou um tanque de gasolina com um compartimento escondido para esconder 40 Bíblias.

     Mas o clamor por mais Escrituras era interminável, então Antti conseguiu uma minivan de nove lugares onde conseguia esconder 250 Bíblias.

     “Quando percebemos que a necessidade era tão grande, tivemos que criar notícias constantemente sobre isso”, relata Esko. Eventualmente, eles começaram a construir componentes de habitação pré-fabricados para transportar através da União Soviética para a Grécia e Chipre.

     Entre as estruturas de casas de madeira pré-fabricadas carregadas em reboques de trator, eles guardavam 40.000 Bíblias para serem descarregadas na madrugada por colaboradores locais na URSS, Roménia e Checoslováquia. Eles também levavam Bíblias e folhetos infantis.

 

Operação contrabando

     A rota de Antti era por Leningrado, Moscovo, Tula, Oryol, Kiev, Kishinev, Roménia, Bulgária e, finalmente, Grécia. Lá eles descarregavam as estruturas habitacionais para serem vendidas, fornecendo a fachada para a operação de contrabando.

     “Houve uma enorme emoção à noite na Roménia quando as Bíblias foram descarregadas, um momento muito especial que nunca esquecerei”, diz Esko.

     De um celeiro na sua fazenda, Antti construiu os painéis e estruturas de habitação a serem enviados para a Grécia.

     “Houve muitas respostas às orações durante aqueles anos e à proteção de Deus”, diz Esko.

     Antes de iniciar a sua longa viagem, Antti pesquisava fervorosamente as Escrituras em busca de uma promessa específica. Quando “situações impossíveis” o confrontavam, ele meditava no versículo para manter a sua fé e confiança no Senhor.

     “Com essas Escrituras, obtivemos forças para seguir em frente”, diz Esko.

     Um versículo era o Salmo 121:8: "O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre".

     Em 1975, Antti e Esko e dois outros viajaram para a Noruega para se encontrarem com os líderes da “Missão por Detrás da Cortina de Ferro”. Eles oraram pedindo ajuda porque não tinham dinheiro e o Senhor supriu as suas necessidades.

     “A reunião que tivemos naquela época e os relacionamentos duradouros que construímos foram a orientação clara de Deus”, diz Antti.

     Ironicamente, a queda do Muro de Berlim em 1989, que abriu os países orientais ao influxo de missionários Cristãos e Bíblias, trouxe depressão para Esko. A sua vida havia sido dedicada à missão secreta e agora não havia mais necessidade dele.

     “Fiquei muito feliz porque havia liberdade no Oriente e isso deu-me muita alegria”, diz Esko. “Mas também me senti muito confuso. Eu nunca poderia imaginar que Deus iria derrubar o muro. De certa forma, fiquei um tempo perdido no meu próprio caminho. Eu não sabia o que fazer a seguir”.

     “Agora, olhando para trás, estava nas mãos de Deus e era o seu tempo, e depois disso milhões ouviram o Evangelho”, alegra-se o missionário.

- in God Report

 

 

 

 

 

 

 

_________________________________________

NOTA de esclarecimento importante:

Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário