• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Pedro Cândido

Breve testemunho acerca de como se converteu a Cristo e de como tem sido a sua vida ao Seu lado.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Jorge da Silva

Como a graça de Deus o conduziu à salvação em Cristo. Ouve o seu testemunho até ao fim.

Sermões e Estudos

José Carvalho
Amor

Tema abordado por José Carvalho em 29 de novembro de 2020

Carlos Oliveira
A busca permanente

Tema abordado por Carlos Oliveira em 27 de novembro de 2020

David Gomes
Entre a espada e a parede

Tema abordado por David Gomes em 22 de novembro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:16 em 25 de novembro de 2020

 
ver mais
 

13-11-2020 - Espanha faz a sua primeira homenagem a um reformador protestante

Inauguración de la estatua de Casiodoro de la Reina

 

     O reformador que fez a primeira tradução completa da Bíblia para o espanhol foi homenageado com um monumento na Espanha, país onde foi perseguido no século 16.

     Um monumento em homenagem ao reformador protestante Casiodoro de Reina foi inaugurado pelas autoridades municipais de Santiponce, na província espanhola de Sevilha, em 29 de outubro.

     Reina foi o autor da Biblia del Oso (A Bíblia do Urso), a primeira tradução completa das Escrituras para o espanhol, publicada no século 16.

     Representantes políticos locais, provinciais e regionais, bem como lideranças evangélicas participaram de um evento modesto, mas emocionante . Segurança estrita e medidas de distanciamento social foram observadas devido à pandemia de Covid-19.

     A estátua, esculpida em bronze e com base de granito, é obra do artista plástico Estanislao García Olivares. No monumento de 3,5 metros de altura, o reformador segura uma Bíblia aberta.

     Na sua base, está escrito: “A Casiodoro de Reina e aos tradutores da Bíblia para o castelhano. À tolerância e à liberdade”.

     Este é o primeiro monumento da Espanha em homenagem à memória de um protestante. Como um dos principais reformadores do país no século 16, Reina teve que fugir do mosteiro de San Isidoro del Campo, em Sevilha, devido à perseguição da Inquisição Espanhola.

     Na sua jornada pela Europa, deu início à tarefa que iria marcar o seu legado: a tradução da Bíblia para o espanhol das línguas originais. Graças ao seu trabalho, milhões de pessoas em todo o mundo têm acesso às Escrituras em espanhol. 

     A Biblia del Oso é considerada pelos estudiosos uma das obras mais importantes da história da literatura espanhola.

     O vice-presidente da Câmara de Santiponce, José Manuel Marín, disse que houve muitos obstáculos, mas o projeto tornou-se uma realidade. “Não foi fácil financiar os custos. Agradecemos a todos os empresários, entidades e pessoas que, em tempos difíceis como este, se empenharam para que esta estátua se tornasse realidade”.

     Além do monumento, foram impressos cerca de 3.000 exemplares de uma revista dedicada a Casiodoro de Reina.

     O evento foi encerrado com uma palestra do historiador evangélico Antonio Simoni, que explicou a importância do reformador. “A última coisa que foi feita com Casiodoro de Reina aqui, foi queimá-lo como uma efígie. Mas hoje ele será homenageado a poucos metros de distância”, disse.

     Casiodoro de Reina, recorde-se, foi um monge Jerónimo do mosteiro fortificado de San Isidoro del Campo, fundado em 1301 em Santiponce e uma joia do gótico mudéjar, autor da chamada Bíblia do Urso, a primeira tradução da Bíblia completa para o espanhol tendo como manuscritos de base textual em hebraico e grego. Este trabalho começou muito antes, em 1565, desde que este monge abraçou o protestantismo.


"PERSONAGEM HISTÓRICO"

     Agora, por ocasião do quinto centenário do nascimento de Casiodoro de Reina, a Câmara Municipal de Santiponce, juntamente com o Conselho Evangélico da Andaluzia, promoveram esta estátua, porque como disse o presidente da Câmara de Santiponce, Justo Delgado, à Europa Press, é necessário fazer “homenagem a esta figura histórica que foi vizinha desta vila ”.

     Casiodoro de la Reina, como ele lembra, foi "o primeiro tradutor da Bíblia para o espanhol das línguas originais, hebraico, aramaico e grego, o que significou um grande impulso do espanhol em meados do século XVI".

     “Este personagem, junto com um grupo de monges, teve que fugir de Santiponce para a Europa, pois abraçou a Reforma e foi perseguido pela Inquisição. Até ao momento, não houve reconhecimento dessa magnitude na Espanha para Casiodoro de Reina e é da elementar justiça, especialmente por ter sido vizinho desta cidade ”, frisou.

- Guiame e 20 Minutos

 

_________________________________________

NOTA de esclarecimento importante:

Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário