• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Pedro Cândido

Breve testemunho acerca de como se converteu a Cristo e de como tem sido a sua vida ao Seu lado.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Jorge da Silva

Como a graça de Deus o conduziu à salvação em Cristo. Ouve o seu testemunho até ao fim.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Isaías 28-66

Estudo realizado por David Gomes em 17 de abril de 2024

ver mais
 
 

16-10-2020 - Alerta: pandemia pode resultar em perda de fé na próxima geração, dizem pesquisadores

Jovem, sê e mantém-te forte

 

     A pandemia de coronavírus pode acelerar a perda da fé na próxima geração, a menos que as igrejas encontrem maneiras de discipular melhor os jovens crentes e mantê-los ligados, dizem pesquisadores  do Barna Group.

     David Kinnaman, presidente da empresa de pesquisa Cristã Barna, sediada na Califórnia e Mark Matlock, diretor de insights, citaram pesquisas anteriores destacando como a maioria dos jovens que cresceram na igreja se afastarão da sua fé ou da igreja quando tornarem-se adultos jovens, durante uma discussão recente sobre o impacto da pandemia nos Cristãos de 18 a 29 anos.

     E ambos acreditam que a pandemia tornará esta crise de fé ainda pior, a menos que sejam tomadas medidas para estancar o seu impacto.

     “Acho que vai. Na verdade, acho que veremos um número crescente de pessoas que perderam a ligação com sua comunidade de fé, com os seus ritmos e práticas habituais. Na verdade, veremos um número crescente nos próximos anos e o impacto de longo prazo será ainda maior ”, disse Kinnaman.

     “Sabemos que 22% dos jovens hoje são o que chamamos de ‘pródigos’. Eles perderam totalmente a fé. Esse número cresceu o dobro de 11% há 10 anos. Portanto, é difícil saber como será em 10 anos, mas achamos que vai realmente acelerar esse problema”, explicou o presidente do Grupo Barna.

     Quando questionado sobre o que ele estava a ver e a ouvir de igrejas que estão a tentar responder ao problema, Matlock destacou uma pesquisa que mostra que entre os adultos de 18-29 que foram criados como Cristãos, apenas 10% deles são considerados discípulos ideais ou ‘resilientes’. Cerca de 22% não são mais Cristãos e 30% são classificados como ‘nómadas’ porque ainda acreditam em Deus, mas não estão ligados a uma igreja. Outros 38% são considerados ‘frequentadores habituais da igreja’, mas têm laços frouxos com Deus.

     “É importante perceber que 22% são aqueles que simplesmente não vão mais à igreja. Eles disseram que não se identificam mais como Cristão, o que é muito sério”, disse Matlock.

     “Há outro grupo que chamamos de nómadas que ainda se identificam como Cristãos, mas não estão ligados à igreja. Mas há outro grupo, que não estão realmente tão ligados a Deus, mas vêm à igreja com bastante frequência e é isso que chamamos de frequentadores habituais. E há o resiliente, o que chamamos de discípulo ideal ”, continuou ele.

     Matlock sugeriu que, como as igrejas ainda têm relacionamentos com os seus frequentadores habituais, elas poderiam encontrar maneiras de capitalizar sobre esses relacionamentos e aprender como torná-los melhores discípulos.

     “Quando pensamos sobre os frequentadores habituais da igreja, uma das coisas que sabemos que os torna diferentes dos resilientes é que eles têm relacionamentos significativos na igreja. Isso saiu da pesquisa que fizemos para a Faith for Exiles. Vimos cinco tipos de temas que contribuem para um discipulado resiliente”, disse ele. “A pandemia acelerou a urgência, eu acredito, em discipular aqueles frequentadores habituais da igreja. Eles vêm às nossas igrejas com uma frequência muito boa, mas não estão realmente fundamentados na sua fé, prática ou crença. E essa é uma oportunidade que temos.”

     Ambos os pesquisadores acreditam que este grupo teve “a mão na porta” antes que a pandemia e o impacto duradouro do vírus pudesse fazer com que eles “girassem a maçaneta e passassem por ela”.

     “Isso significa que temos que nos temos que ligar pessoalmente a esta geração. Precisamos de chamar cada jovem com quem temos contacto. Precisamos de nos ligar a eles, de perguntar como é que eles estão, descobrirmos como anda a sua fé, sabermos como podemos ser a igreja para eles. Sabemos que os resilientes têm esses relacionamentos, os habituais não. E uma coisa difícil de fazer na pandemia é tentar construir essas coisas, mas isso é o mais urgente agora”, acrescentou Matlock.

- in The Christian Post

 

 

 

_________________________________________

NOTA de esclarecimento importante:

Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.

 

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário