• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Pedro Cândido

Breve testemunho acerca de como se converteu a Cristo e de como tem sido a sua vida ao Seu lado.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Jorge da Silva

Como a graça de Deus o conduziu à salvação em Cristo. Ouve o seu testemunho até ao fim.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 29MAR24
O antídoto para o medo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de março de 2024

José Carvalho 24MAR24
Prosperidade

Tema abordado por José Carvalho em 24 de março de 2024

Carlos Oliveira 22MAR24
Mea culpa

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de março de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 27 de março de 2024

ver mais
 
 

26-06-2020 - Perseguição comunista na China resulta em fortalecimento da Igreja, diz missionário

Crentes na China

 

     A utopia comunista da China liderada por Xi Jinping vem perseguindo os cristãos do país de forma implacável e, por vezes, violenta. Entretanto, o relato de um missionário que atuou como médico voluntário por duas décadas no país expõe o nível de dificuldade que o governo enfrentará em sua iniciativa de censurar o Evangelho, dizendo que os novos esforços para impedir o avanço do Evangelho não serão bem-sucedidos no país.

     Peter (nome fictício) teve que deixar a China em 2018 depois que uma diretiva oficial do presidente Xi Jinping foi anunciada após o Congresso Nacional do Povo naquele ano.

     Seguindo a estratégia de “tornar toda a religião na China mais culturalmente Chinesa”, o regime comunista começou a enviar o maior número possível de trabalhadores Cristãos estrangeiros de volta aos seus países de origem.

     “Embora o meu trabalho fosse de medicina e compaixão, aos olhos das autoridades Chinesas eu estava a afastar os corações e mentes do povo Chinês da total lealdade aos ideais comunistas Chineses”, disse Peter à Evangelical Focus.

     “Muitos Chineses são abertos e curiosos sobre as crenças Cristãs”, diz Peter. Além disso, “muitas barreiras culturais, linguísticas e ideológicas que existiam no passado foram removidas”, explica ele.

     Mas, apesar disso, Peter diz que “o Cristianismo ainda é percebido como uma religião ocidental e os novos crentes sentem que precisam abraçar os valores e a cultura ocidentais para se tornarem Cristãos”.

     Esse problema cultural de misturar a fé Cristã com certos modos de vida estrangeiros é um problema sério. “Vejo a necessidade dos Cristãos Chineses e missionários estrangeiros trabalharem juntos para tornar a fé mais contextualizada na cultura Chinesa”, diz ele.

 

O “Êxodo de Cristãos” e o seu impacto pelo mundo

     O regime chinês tem escalado as suas medidas para controlar a população – com reconhecimento facial, bloqueios na Internet, recompensas oferecidas a quem denuncia igrejas que se reunem em casas particulares … Como será a vida das comunidades Cristãs com esses novos tipos de controlo?

     Peter acredita que o “número de frequentadores da igreja diminuirá”, mas isso pode ser “outro teste e purificação da igreja na China – os crentes principais encontrarão uma maneira de manter a sua fé e comunhão”.

     Mas um resultado positivo e “inesperado desse controlo totalitário” é que, como muitos Cristãos Chineses buscam liberdade religiosa para as suas famílias em outros lugares, esses “crentes Chineses tornar-se-ão numa testemunha de Cristo para o povo dos seus países recém-adotados”.

     Além disso, Peter acredita que “esse êxodo externo de crentes Chineses não enfraquecerá as igrejas na China. Muitos crentes Chineses, especialmente na Europa, estão em constante contacto com as suas famílias e a igreja local através da Internet e a rede mundial de igrejas Chinesas está a fortalecer-se em cada dia que passa”.

     O que Peter descreve é ​​confirmado por pesquisas que mostram que muitos Cristãos Chineses servem em missões Cristãs noutros países (principalmente no sudeste da Ásia). 

     “Vários milhões de Chineses imigraram para todas as partes do mundo nos últimos 20 anos e um número significativo desses imigrantes Chineses são Cristãos fortes – na minha estimativa, até 10% desses migrantes Chineses são Cristãos”, diz.

     Eles formularão “o seu próprio modelo de estratégia de missão que pode parecer diferente dos modelos de missão praticados nos últimos 200 anos”, diz Peter. “Eu confio que Deus trabalhará entre os corações da nova diáspora Chinesa, levantando novos obreiros para a Sua colheita”.

 

Necessidades dos líderes da igreja Cristã

     A maioria dos Cristãos na China que acredita na Bíblia faz parte de igrejas que se reúnem em casas particulares. Os líderes dessas comunidades não registadas estão frequentemente isolados. “Os líderes da igreja na China precisam de mais formação e encorajamento espiritual do que nunca”, explica Peter.

     “Muitos líderes de igrejas Chinesas podem receber apoio espiritual e emocional individualmente ou em pequenos grupos, na China ou em viagens de curto prazo para outros países”, diz ele.

     O que é cada vez mais verdade também é que “os Cristãos chineses são financeiramente capazes de arcar com suas próprias despesas para fazer viagens para fora da China”.

 

A questão da “sinicização”

     Muitos pediram aos países do Ocidente que pressionassem o governo Chinês na promoção da liberdade religiosa e outros direitos humanos. “Acredito que tentar promover a liberdade religiosa na China como uma questão de direitos humanos promoverá os direitos humanos, mas não necessariamente fortalecerá a fé em Cristo”, diz Peter.

     Ele continua dizendo: “Eu acho importante permitir que o povo Chinês determine os seus próprios valores fundamentais, em vez de pressionar para aceitar os valores dos direitos humanos individualistas”.

     O que fazer no forte impulso para adaptar toda a fé e movimento social a um novo padrão Chinês? “Observo que a maioria das pessoas na China apoia totalmente a ideia de ‘sinicização’. A única coisa que causará o declínio do partido comunista Chinês é sua própria ganância, corrupção e falta de transparência”, responde.

 

Oração pela China

     Sobre oração pela igreja Chinesa, Peter responde: “Ore por proteção do seu governo, proteção contra os valores materiais do mundo, ore pelo amor e encorajamento dos crentes em todo o mundo”.

     Ele também pede: “Sempre que possível, informe os Cristãos Chineses que eles não estão sozinhos, mas que toda a família de Deus está junto com eles”.

- in Evangelical Focus

_________________________________________

NOTA de esclarecimento importante:

Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário