• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Pedro Cândido

Breve testemunho acerca de como se converteu a Cristo e de como tem sido a sua vida ao Seu lado.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Jorge da Silva

Como a graça de Deus o conduziu à salvação em Cristo. Ouve o seu testemunho até ao fim.

Sermões e Estudos

José Carvalho
Firmados na Verdade

Tema abordado por José Carvalho em 05 de abril de 2020

Carlos Oliveira
A desorientação dos incrédulos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de abril de 2020

Fernando Quental
O que fazer em tempos difíceis

Tema abordado por Fernando Quental em 29 de março de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:4 em 01 de abril de 2020

 
ver mais
 

26-03-2020 - COVID-19

 COVID-19 - reflexão

 

     A pandemia do Corona vírus é uma  demonstração clara de que vivemos num mundo muito pequeno a nível de comunicação e de contaminação. A cada dia fatcos como esse serão ampliados exponencialmente. A chegada do vírus, independente da sua origem, revela a nossa real e dura vulnerabilidade, a nossa fragilidade e o nosso despreparo para uma situação como essa.

     O Corona vírus está a dar ensejo uma revisão de valores. O que é mais importante na vida? Dinheiro ou saúde? Vida solitária e dispersa, ou vida solidária, em família e com alto fator de concentração e comunhão? Correr atrás dos bens materiais ou ter uma vida simples, descomplicada e intensa? Não ter tempo para as coisas essenciais ou administrar o tempo na perspectiva das coisas que são realmente relevantes?

     Estamos a aprender com a chegada desse vírus o que é mais significativo, o que realmente vale a pena. Vislumbrarmos tudo na perspectiva da eternidade.

     É importante considerar que as reações ao vírus são tremendamente negativas, pessimistas e marcadas pelo medo, pânico e até o desespero. Nesta perspectiva, estamos a viver um caos espiritual, emocional, ético e físico. As previsões são sombrias, mas precisamos confiar no Deus que é Soberano e dirige a História de maneira absoluta e com propósitos definidos.

     Na manifestação desse vírus vemos o egoísmo, a desonestidade e a exploração por parte de homens e mulheres ímpios que se alimentam da fobia do próximo. Como exemplos claros temos venda de álcool em gel com um preço absurdo e a corrida aos supermercados, esvaziando as prateleiras. A natureza do ser humano é má, perversa, maligna, viciada e corrupta (Jeremias 17.9).

     Aprendemos com essa pandemia que todos somos iguais e altamente expostos. De um modo geral, fragilizados por um estilo de vida altamente  prejudicial.

     O vírus pode estar no rico e também  no pobre. Chega para o que tem saúde e para o debilitado. O vírus não faz acepção de pessoas.

     Na perspectiva  dessa pandemia temos a rapidez e a amplitude da notícia pelo mundo afora. Os meios midiáticos são altamente eficientes, mas também um campo para  se espalhar o pânico e a insegurança. Além disso, temos as fake-news ou notícias falsas que podem desestabilizar a sociedade global.

     Outra questão relevante é a extrema vulnerabilidade dos idosos. Muitos deles têm morrido mundo afora.

     Este tempo que vivenciamos demanda muito amor e solidariedade. Jovens servindo aos idosos nas compras de remédios e alimentos, na assistência efetiva.

     Outro fator relevante é a necessidade de obedecermos às autoridades, procurando não sair de casa, exceto quando for de extrema urgência.

     Precisamos nos preparar para as crises económica e social. Todas as áreas da vida humana estão a ser afetadas e precisamos ter discernimento do Espírito Santo para respondermos adequadamente a a este tempo conturbado, tempestuoso. O nosso coração deve descansar na fidelidade e no amor de Deus em Cristo Jesus (Salmo 37.7). A nossa segurança está no amor de Deus revelado em Cristo Jesus (Romanos 8.38,39).

     Que a nossa resposta a este tempo muito difícil seja marcada pela nossa confiança plena no cuidado de Deus. Ele é o nosso Pastor e nada nos faltará (Salmo 23). Com ou sem o Corona vírus o Senhor é Deus e a Sua Soberania é real e traz muita paz ao nosso coração.

- in adiberj

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário