21-03-11 - Japão: Sendo as mãos e pés de Jesus

Neste cenário complexo, um conjunto de organizações humanitárias Cristãs têm vindo a oferecer ajuda. A Bolsa do Samaritano, o braço humanitário da Associação Evangelística Billy Graham enviou uma equipa de resposta a desastres composta por cinco pessoas. A organização também enviou um Boeing 747 carregado de alimentos, água, cobertores e material de higiene, para ser distribuído em conjunto com as igrejas locais Japonesas.
O Exército de Salvação no Japão já tem três equipas de resposta a emergências, estando uma a ajudar as pessoas evacuadas das áreas ameaçadas pela radiação nuclear. A sua primeira equipa de avaliação saiu de Tóquio na mesma sexta-feira, 11 MAR, imediatamente após o acidente e informou que levou 20 horas a chegar a Sendai (perto do epicentro do terramoto) numa viagem que normalmente leva seis horas. Além das suas equipas locais já no Japão, as oficinas centrais do Exército de Salvação Internacional em Londres, têm pessoal de assistência a emergências a viajar para o Japão.
A Visão Mundial anunciou planos para distribuir provisões de ajuda no Japão. Esta organização pretende "responder às necessidades emocionais das crianças que são mais afectadas após um evento tão traumático."