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Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

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18-04-2019 - Alerta aos pais! Momo aparece em vídeos do Youtube Kids

crianças e momo

 

     A presença da assustadora boneca Momo em vídeos de slime no Youtube Kids acendeu um alerta nos pais e responsáveis. Os vídeos da parte restrita do Youtube deveriam ser livres de ameaças às crianças, mas alguns conseguem burlar as barreiras aplicadas pela empresa.

     O que mais parece ser um vídeo inocente de uma criança brincando com um slime, de repente torna-se um verdadeiro filme de terror. Tudo se deve pelo facto de as imagens serem trocadas pela assustadora personagem Momo que ensinam literalmente como essas crianças devem cortar os seus pulsos.

     Esse vídeo assustador, que burla todos os esquemas de segurança do YouTube Kids chegou até à professora e produtora de conteúdo Juliana Tedeschi Hodar, que tem 41 anos e mora na cidade de Campinas, Brasil.

      O vídeo da momo chegou no grupo de um aplicativo de mensagens da família. Então ela e o seu marido, Juan Hodar, de 45 anos de idade, decidiram conversar com a sua filha Bianca de 8 anos de idade sobre o que são mostrados nesses vídeos.

     Quando estavam a conversar com a filha tiveram uma assustadora surpresa. A menina disse que já viu esse vídeo umas três vezes e estava com muito medo do que viu. “Assim que começámos a falar ela teve uma crise de choro e não conseguia falar. Ela contou que já tinha acontecido de ver a momo”, relata Juliana.

     Para que a sua filha se acalmasse a mãe teve que dormir junto com ela e explicar que esse vídeo é tudo mentira e que a Momo não não existe de verdade.

 

Momo em um vídeo com a Peppa Pig

     No início do mês de março, ressurgiu o boato do Momo tendo como base supostos vídeos do YouTube com imagens que encorajam crianças a se matar ou cometer violências contra si mesmas.

     Os rumores que reacenderam a polémica afirmam que a personagem aparece em um vídeo com o desenho infantil Peppa Pig no YouTube Kids.

     A história da Momo começou como a lenda urbana de um número no Japão (+81), que usava como foto de perfil a imagem assustadora da protagonista e enviava mensagens pelo WhatsApp de forma a incitar desafios de violência e até o suicídio.

     O ressurgimento do desafio que preocupa pais e mães é mais uma prova de que o YouTube está num momento complicado. Os anunciantes estão receosos de continuar as suas campanhas publicitárias depois de ter sido descoberta uma rede de pedófilos na plataforma.

     A empresa já toma medidas contra esses casos, como o recente anúncio de que a maioria das secções de comentários em vídeos para crianças será desativada.

     Além disso, na tentativa de melhorar a qualidade do conteúdo da plataforma, o YouTube encerrou mais de 400 canais que publicavam mensagens violentas.

     A empresa reiterou que deve continuar tomando essas providências quando os produtores de conteúdo violarem suas diretrizes e prejudicarem a comunidade como um todo.

 

Vídeos com dicas de suicídio para crianças

     Em fevereiro, o portal Folha Gospel publicou uma matéria sobre desenhos animados no YouTube que estão a ser usados para direcionar e expor as crianças a ideias e dicas suicidas.

     A Dra. Free Hess, pediatra de Gainesville, publicou no seu blog um alerta sobre um desenho postado na plataforma de hospedagem de vídeo gerada pelo utilizador, que tinha um clipe no meio com um homem adulto mostrando às crianças como cortar os seus pulsos.

     A porta-voz do YouTube, Andrea Faville, disse num comunicado compartilhado com a ABC News que a organização trabalha arduamente para garantir que a sua plataforma não seja usada “para incentivar comportamentos perigosos”.

     “Temos políticas rígidas que proíbem vídeos que promovem a autoagressão”, diz a declaração. “Contamos com a tecnologia de sinalização do utilizador e detecção inteligente para sinalizar esse conteúdo para os nossos revisores.”

     A cada trimestre, o YouTube remove milhões de vídeos e canais que “violam as nossas políticas”, segundo o porta-voz.

 

Anúncios proibidos

     Depois do ressurgimento do “Desafio Momo”, o YouTube decidiu que não vai mais exibir anúncios em vídeos sobre a personagem que supostamente incentiva crianças a se suicidarem ou cometerem autoagressões.

     A decisão da empresa também vale para produções de agências respeitadas de notícias e de influentes criadores de conteúdo.

     Vários veículos de imprensa norte-americanos, como a CBS, a ABC, a CNN e a Fox já publicaram vídeos sobre a perigosa farsa virtual. Antes de serem proibidos de veicular propagandas sobre a Momo nos conteúdos, alguns apareciam com aviso de alerta sobre conteúdo perturbador.

     O YouTube confirmou ao The Verge que qualquer vídeo a respeito da Momo viola suas diretrizes de conteúdo e, portanto, não pode receber anúncios.

     A empresa mantém políticas rígidas sobre onde a publicidade pode aparecer, de modo a proteger as marcas de se associarem a conteúdos danosos aos telespectadores ou mentirosos, como é o caso da personagem.

     O YouTube comentou sobre a situação no Twitter: afirmou que não encontrou “evidências recentes de vídeos que promovam o Desafio Momo no YouTube” e reiterou que “os vídeos que incentivam desafios prejudiciais e perigosos são contra as nossas políticas”.

     A plataforma também recomendou que os utilizadores denunciem esse tipo de conteúdo.

-in Folha Gospel

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