• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Pedro Cândido

Breve testemunho acerca de como se converteu a Cristo e de como tem sido a sua vida ao Seu lado.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Jorge da Silva

Como a graça de Deus o conduziu à salvação em Cristo. Ouve o seu testemunho até ao fim.

Sermões e Estudos

Fernando Quental 11NOV18 1
Todo?!

Sermão proferido por Fernando Quental em 11 de novembrode 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:7 em 14 de novembro de 2018

David Gomes 04NOV18
As coisas que não são

Sermão proferido por David Gomes em 04 de novembrode 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:6 em 07 de novembro de 2018

ver mais
 

07-11-2018 - “Fake News” espalham-se 70% mais rápido que notícias verdadeiras, segundo estudo

 fake news

 

     Estudiosos do Instituto de Tecnologia de Masachussetts (MIT) analisaram postagens na Internet por 11 anos e concluíram que notícias falsas têm maior propagação nas redes que notícias verdadeiras. E quando cristãos colaboram na propagação de notícias falsas?

     A revista Science divulgou em março de 2018 o maior estudo sobre divulgação de informações falsas na Internet. Os cientistas concluíram que notícias falsas têm 70% mais possibilidades de viralizarem nas redes em comparação com notícias verdadeiras.

     Pesquisadores analisaram todas as publicações de agências independentes de verificação de factos disseminados no Twitter de 2006 a 2017, totalizando 126 mil postagens replicadas por 3 milhões de pessoas.

      Segundo o estudo, informações falsas ganham espaço na Internet de forma mais rápida, mais profunda e com mais abrangência que informações verdadeiras. Cada postagem verdadeira atinge, em média, mil pessoas, enquanto as postagens falsas mais populares atingem de mil a 100 mil pessoas.

     “As conclusões do nosso estudo podem ser extrapoladas para qualquer outro país, incluindo Portugal e Brasil. O estudo teve foco nos Estados Unidos e nós estudamos as postagens feitas em inglês no Twitter em todo o mundo que passaram pela verificação de agências que verificam factos. No entanto, os padrões de disseminação das informações falsas que detetamos foram os mesmos em diversos países de língua inglesa e certamente se aplicam a postagens em outras línguas também”, disse Sinan Aral, autor principal do estudo, ao jornal O Estado de S. Paulo. 

Fake news na Bíblia

     Embora seja uma temática em destaque em nossos dias, as Fake News sempre existiram. Deve lembrar-se de histórias bíblicas que envolvem a propagação de notícias falsas.

     Os irmãos de José, ao venderem-no como escravo aos ismaelitas, levaram ao seu pai Jacó a notícia de que o irmão tinha sido devorado por um animal selvagem (Génesis 37), levando até mesmo uma prova forjada, a túnica suja com sangue. O mesmo José é alvo novamente de Fake News quando a mulher de Potifar o acusa de ter se deitado com ela, o que o leva a ser preso injustamente.

     Boatos, mentiras e notícias falsas também estão presentes nas histórias de Sansão, David, Ananias e Safira e muitos outros.

 

Fake News envolvendo Jesus Cristo

     O próprio Jesus foi alvo de boatos e notícias falsas durante diversos momentos de seu ministério. Os fariseus acusavam-No de expulsar demónios em nome de Belzebu (Mateus 12) e tramavam para enredar Jesus nas suas próprias afirmações (Mateus 22:15).

     Um outro exemplo de Fake News nasce após a ressurreição de Jesus. Quando o Senhor dá às mulheres a missão de propagar as Boas Novas de que Cristo ressuscitou, líderes religiosos tramam para que essa notícia se abafe e outra seja dada no lugar:

     “Dizendo-lhes: ‘Vocês devem declarar o seguinte: ‘Os discípulos dele vieram durante a noite e furtaram o corpo, enquanto estávamos dormindo’. Se isso chegar aos ouvidos do governador, nós lhe daremos explicações e livraremos vocês de qualquer problema'” – Mateus 28:13, 14

     Essa versão da história é propagada por alguns grupos religiosos e céticos até hoje.

 

Propagar mentiras e Fake News é pecado!

     Infelizmente, tem sido muito comum vermos cristãos espalhando boatos e informações falsas na internet. Muitas vezes as pessoas fazem isso com boas intenções, se preocupando genuinamente com o “facto” narrado. Outras compartilham para confirmar uma posição pessoal, ou mesmo para edificar o próprio ego.

     Mas será que esse deve ser o comportamento ideal do cristão? Vejamos o que a Bíblia diz em relação a isso:

     “Não espalhem calúnias entre o seu povo. Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor.” – Levítico 19:16

     “Seis coisas aborrecem Deus, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos” – Provérbios 6. 16-19

     “Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.” – Efésios 4:25

     “Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.” – Colossenses 3:9-10

     “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” – João 8:32

     São muitos outros textos bíblicos que nos alertam sobre e a gravidade de falar e compartilhar mentiras. Devemos ter em mente a gravidade desse comportamento e as consequências para diante de Deus e do nosso próximo.

     Portanto, esteja atento! Mesmo que essa notícia, mensagem ou corrente de WhatsApp confirme um posicionamento cristão e defenda bons valores, não compartilhe sem verificar a origem e veracidade da informação. 

 

Leia um manual de como identificar e fugir das notícias falsas

     Antes de partilhar alguma coisa, pense: isso realmente é verdade? Estarei edificando o Reino de Deus ao partilhar essa informação? Só assim poderemos viver edificados na verdade, demonstrando bons frutos por toda a parte, inclusive na Internet.

- in Visão Cristã

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário