Uma perspectiva Cristã do mundo

Evangelismo - ou, comunicando o Evangelho     Uma perspectiva do mundo pode ser definida como “uma orientação fundamental do coração a respeito do que é a realidade”. A tua perspectiva do mundo determinará como responderás às grandes questões da vida – questões como a existência de Deus, a natureza do universo, o que acontece depois da morte, e a base para o conhecimento e ética.

     A maioria dos leitores deste site aborda a vida numa perspectiva Cristã do mundo. Nós compreendemos que um Deus pessoal Se revelou através da Bíblia. Sabemos que o universo foi criado para prazer de Deus. Sabemos que os mortos em Cristo ressuscitarão para a vida eterna, e que os perdidos passarão a eternidade no Lago de Fogo. Sim, conhecemos as respostas para as grandes questões da vida. Mas será que somos capazes de explicar essas respostas às pessoas que nos rodeiam? Conseguimos fazer uma defesa convincente do entendimento Cristão da realidade? Conseguimos fazer uma defesa persuasiva aos que aceitam a autoridade e veracidade da Bíblia, e aos que a rejeitam?

     É possível que alguém nos pergunte como é que pode ser salvo. Paulo teve essa experiência em Actos 16 versículo 30, mas mesmo na vida de um apóstolo isto foi um evento raro. Normalmente a maioria das pessoas pergunta-nos o que cremos. Esta foi a minha experiência quando estudava para um exame na universidade. Uma colega que eu tinha conhecido havia anos veio ter comigo e perguntou-me no que é que eu cria. Acabei por falhar o meu exame, mas espero que um dia ela passe no exame de Mateus 22 versículo 42! Sabes no que crês e porquê? Consegues explicá-lo a outros de um modo lógico? No final de contas isto significa seres capaz de comunicar o Evangelho claramente. Em alguns casos, as pessoas procuram uma desculpa para rejeitarem a mensagem de salvação que transforma vidas. Noutros casos as pessoas têm objecções honestas. Em ambos os casos devemos estar preparados para lidar com ambas as objecções.

     Sim, as pessoas por vezes perguntam-nos o que cremos. As pessoas dizem-nos com muita frequência no que crêem. Falam-nos do seu sistema de crença ou porque é que não crêem na existência de Deus ou perguntam como é que Deus pode permitir o sofrimento. Precisamos de ser capazes de responder respeitosa e eficazmente a estas situações. A resposta certa pode transformar uma confrontação numa oportunidade para se comunicar o Evangelho. Qualquer destas situações pode ocorrer num qualquer determinado dia e precisamos de estar preparados para lhes dar resposta.

     Por vezes a tarefa de comunicação da nossa fé pode ser intimadora. Mas nós não estamos sós. O Espírito Santo está empenhado a ajudar-nos, João 14:17. O Espírito de Verdade quer a verdade espalhada porque afinal o Senhor Jesus Cristo é a Verdade, João 14:6. Quando procuramos vencer objecções, responder às grandes questões da vida e comunicar o Evangelho aos perdidos, lidamos com matéria de verdade. O Senhor tem providenciado para que nós nunca estejamos sozinhos quando lidamos com questões de verdade.

     Também deve ser consolador saber que as questões mais importantes que as pessoas podem levantar já foram levantadas por outros. Além disso, já foram respondidas por algumas das melhores inteligências do Cristianismo. Todas as grandes questões têm respostas padrão que são lógicas e bem ponderadas. Se despendermos tempo a compreender essas objecções e respostas ficaremos preparados para a batalha, sempre, e onde quer, que ela ocorra.

     Como Cristãos temos uma compreensão da realidade que é lógica e bem ponderada. Nós podemos beneficiar do trabalho de académicos nascidos de novo que têm pensado nas grandes questões da vida. Podemos exercitar as nossas mentes a fim de podermos responder aos que têm objecções. A nossa mensagem merece ser comunicada e comunicada com eficácia. Deus fez a Sua parte ao dar-nos a Bíblia, o Espírito Santo e um mundo que fala do Criador. Portanto que passos vais dar para garantir que consegues comunicar a tua fé com mais eficácia?
Shawn Abigail

Shawn Abigail
foi salvo quando estudava na universidade. É casado, tem três filhos, e está em comunhão na assembleia Bridlewood em Ottawa, Canadá. O seu ministério é ensinar e escrever.

Sermões e Estudos

David Gomes 28ABR2024
O número improvável

Tema abordado por David Gomes em 28 de abril de 2024

Carlos Oliveira 26ABR24
A incerteza das boas obras

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2024

Mark Peter 21ABR24
O caráter de Cristo

Tema abordado por Mark Swaim em 21 de abril de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:13

Estudo realizado em 24 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário