Pára o comboio do divórcio antes do descarrilamento II

     A Iniciativa Igreja oferece um programa chamado “Choosing Wisely: Before You Divorce” (Escolhendo Sabiamente: Antes Que Te Divorcies), que é um programa de intervenção de crise. Trata-se de uma série de vídeo em 5 sessões utilizando entrevistas com advogados Cristãos, conselheiros e três casais que encontraram a reconciliação nos seus casamentos; as séries mostram com rigor ao casal o que acontecerá se continuarem a descer a via do divórcio.

     A primeira sessão debate os aspectos financeiros e legais do divórcio. Fala das despesas, da dor de se divulgar informação pessoal e financeira a estranhos, do custo da duplicação das despesas e das coisas que uma pessoa terá de ceder como monoparental. Os peritos no vídeo comparam o divórcio a uma guerra. Os combatentes são marido e mulher; o campo de batalha é o lar; os despojos são os filhos e tudo o que marido e mulher têm conquistado ao longo da vida. Para a maioria dos casais isto ajuda a abrir bem os olhos.

     A segunda sessão mostra o distúrbio emocional, os efeitos físicos e o que acontece à vida espiritual de uma pessoa se ele ou ela prosseguirem nesta via. Fala de como o divórcio consome energia e cria stress, que pode conduzir a problemas de coração, outras doenças físicas e problemas emocionais tais como ira, depressão, e perdas que angustiam. As razões bíblicas e não-bíblicas para o divórcio também são discutidas nesta sessão.

     A terceira sessão é sobre o que os filhos enfrentarão se os pais se divorciarem. Crianças falam no vídeo sobre quanto querem que os seus pais estejam juntos, sobre quão assustados se sentiram quando ouviram falar em divórcio e sobre quanto oraram para que Deus reconciliasse os pais. Outros tópicos discutidos nesta sessão são os efeitos do divórcio por grupo etário e género, visitação, recasamento dos pais e os efeitos a longo prazo do divórcio sobre as crianças. Os filhos são as vítimas inocentes que os adultos falham em contemplar quando pensam que o divórcio é o melhor caminho.

     A quarta sessão é sobre a importância do perdão. Passa-se sempre tempo extra nesta sessão porque sem perdão não pode haver reconciliação. Esta sessão debate as razões para o perdão, com uma forte ênfase nas razões bíblicas para o perdão.

     A última sessão é sobre a reconciliação. Fala das razões para a reconciliação, o processo da reconciliação e as coisas que impedem a reconciliação. Os peritos falam no vídeo sobre Deus ser um Deus de reconciliação e como cada pessoa se pode reconciliar com Deus. Também dizem que cada pessoa que enfrenta uma separação ou divórcio tem de fazer uma escolha: reconciliação (nalgum nível) ou uma vida de ira e amargura.

     Cada sessão inclui um estudo bíblico e um diário.

     Neste ponto, se o casal optar pela rota da reconciliação, deve-se levá-lo a concordar falar com um bom conselheiro Cristão que os ajude a trabalhar as suas dificuldades matrimoniais. Também é aconselhável que o casal se relacione com um forte casal Cristão para os ajudar.

     O principal é ajudá-los a tomar consciência que se não obtiverem ajuda, terão de voltar à mesma situação. O casamento não funcionava antes, e a mesma espécie de casamento não funcionará depois. Encorajamo-los a saírem do “VELHO” casamento e dos VELHOS caminhos e a recomeçarem do zero, tendo Cristo como fundamento da sua nova vida conjunta. Costumamos usar a ilustração do triângulo que tem Jesus como fundamento, o marido de um lado e a esposa do outro. Deus está no topo do triângulo, e quanto mais eles se aproximam de Deus, mais crescem ficando cada vez mais perto um do outro. Esta é a única forma de podermos ajudar os casais a salvarem as suas famílias. Não vemos como qualquer casamento pode sobreviver no mundo de hoje sem Jesus como fundamento da família.

     Os casais que temos acompanhado neste processo estão quase sempre prontos para trabalhar o seu casamento em vez de seguirem a via do divórcio. Temos visto vários casamentos salvos, e mesmo que o divórcio aconteça, o casal pelo menos soube de algumas das consequências. Fizeram a escolha com mais conhecimento da situação.

     Se o leitor tem material na sua igreja, use-o. Se não tem, considere adquiri-lo para a igreja.

     Questões? Visite Before You Divorce. Mais ajuda em Growthrac
- Naomi Ford

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19MAI19
Cremação

Sermão proferido por Carlos Oliveira em 19 de maio de 2019

Fernando Quental 12MAI19
Filhos no Casamento

Sermão proferido por Fernando Quental em 12 de maio de 2019

Fernando Quental 05MAI19
Mulheres no Casamento

Sermão proferido por Fernando Quental em 05 de maio de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:16 em 22 de maio de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário