A Mordomia da Influência

Carlos M. Oliveira
 
 
     Há uns tempos atrás ouvi na Internet um sermão sobre a Mordomia da Influência, do qual passo a citar parte:
 
      “A tua vida, saúde, salvação, liberdade, família, amigos, oportunidades, mesmo as coisas por que trabalhas, tens-nas porque Deus tas dá. Deus espera que tires o máximo partido de tudo o que Ele te dá. Na Bíblia há uma palavra para isto: Mordomia.”
 
     “Muitos pensam que mordomia significa dinheiro, mas não. É a palavra portuguesa para administração. Os mordomos são administradores. O que Deus quer é que administremos o que Ele nos dá – oportunidades, inteligência, relacionamentos, recursos, e uma coisa que, porventura, nunca pensaste: a tua influência.”

     “A mordomia da influência, a administração da influência … O que é influência? Vejamos primeiro o que não é.”

     “Não é fama, pois podes ser famoso e não influenciares. Há muitas celebridades famosas mas ninguém quer saber o que pensam. Não é riqueza. Podes ser rico e não influenciares. Webster diz que influência é emanação de força espiritual ou moral. O dicionário de Cambridge diz: ‘Poder de afetar; como alguém desenvolve atos ou ideias.’”

     “Talvez não queiras ser uma pessoa influente. Mas deves ser influente. Deves querer ser – fazer a diferença com a tua vida. Deus mandou-te fazer a diferença no mundo. Jesus quer usar a tua influência para bem.”

     “’Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus’ (Mateus 5:16). Não desperdices a tua influência. Não escondas a luz.”

     “’Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens’. Tu és o sal de toda a humanidade. Porque é que Deus te chama sal? Por causa do que o sal faz. O sal tempera, preserva, enriquece (melhora). É isto que Deus quer que a tua vida faça no mundo – tempere, preserve, enriqueça (melhore). Deus espera que uses a tua influência para bem. De facto, em Jeremias 15:19 lemos:

     “'Tu os influenciarás a eles; não permitas que te influenciem a ti' (tradução livre).”

     “Infelizmente muitos crentes fazem o contrário. São influenciados pelo mundo e não influenciam. Refletimos o que o mundo faz em vez de sermos nós a marcar a agenda.”

     “Como influencio?” “Reconhece a tua influência. Reconhece que és influente, que influencias todo o tempo. Influencias a família, os amigos, os colegas, os vizinhos, os pequenos grupos como a tua equipa de futebol, etc. …”

     “Cada vez que contactas alguém és um potencial de influência. Um sorriso pode mudar o dia dos outros - dos Bancários, caixas dos supermercados e das bombas de gasolina, pessoas no trânsito, nas salas de espera das consultas médicas, no comércio, no cabeleireiro, etc. Cada vez que escreves um e-mail, telefonas, estás a influenciar. Tu tens potencial para influenciar cada vez que falas com alguém. Pensa no poder da maledicência. A questão não é se influencias, mas que espécie de influência és no mundo. Tu és uma influência. A questão que se coloca é: És uma influência boa ou má? Positiva ou negativa? Tu és a favor de Cristo ou contra Ele. Deus está interessado na forma como usas os teus interesses e trabalho. Deves tirar partido das tuas potencialidades para influenciares.”

     Ao escutar este sermão, lembrei-me da influência de um grande homem de Deus do passado que deve tornar-se nossa inspiração no presente – o Dr. John Geddie.

     O Dr. John Geddie foi em 1848 para Aneityum (Ilha do Arquipélago de Vanuatu, Novas Hébridas, Pacífico Sul, a ilha habitada que fica mais a sul), e serviu ali o Senhor durante 24 anos. Na placa erigida em sua memória escreveram as seguintes palavras: “Quando ele desembarcou em 1848, não havia nenhum Cristão. Quando ele partiu em 1872, não havia nenhum pagão.”

     Hoje é “tão-somente” o maior centro missionário do hemisfério sul, Pacífico Sul, Novas Hébridas, Oceânia. Pelo ministério dele converteram-se 2/3 da população das ilhas (65 habitadas, sendo estas mais de 80).

     Usa o que tens e és. Sê influente. Faz a diferença ... para a glória de Deus.
- C.M.O.

Sermões e Estudos

David Gomes 28ABR2024
O número improvável

Tema abordado por David Gomes em 28 de abril de 2024

Carlos Oliveira 26ABR24
A incerteza das boas obras

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2024

Mark Peter 21ABR24
O caráter de Cristo

Tema abordado por Mark Swaim em 21 de abril de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:13

Estudo realizado em 24 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário