Se o Senhor detesta o orgulho, é errado ter orgulho em mim mesmo?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: A minha mãe sempre me ensinou a ter orgulho em mim mesmo e a comportar-me adequadamente. Agora sou adulto e, embora vivamos numa sociedade egoísta, as palavras da minha mãe perseguem-me. Parecem ser contraditórias e darem lugar ao “eu-ismo” no nosso mundo de hoje. No entanto, a minha mãe era uma mulher sábia e uma estudiosa fundamentada das Escrituras. Porém não me devo estar a ligar à sua admoestação, porque ela não ensinaria algo contra as Escrituras quando estas dizem: “O Senhor detesta o orgulho”. – P.M.
Resposta: Não há nada de errado em ter um respeito próprio saudável ou um sentido legítimo de dignidade pessoal. O orgulho que Deus detesta é a auto-estima arrogante e indevida, desproporcional ao nosso valor real. É o egoísmo repugnante que é repulsivo tanto para o homem como para Deus. É aquela presunção revoltante que se vangloria perante os homens e se pavoneia na presença do Todo-Poderoso. E Deus detesta isso.
O orgulho pode assumir várias formas. O orgulho espiritual confia na própria virtude e não na graça de Deus. O orgulho intelectual dá ao seu possuidor autoconfiança em vez de confiança em Deus. O orgulho pelas coisas materiais entroniza o ego e desloca Deus; as coisas secundárias são exaltadas ao lugar de primeira importância. O orgulho social manifesta-se em arrogância e estatuto. Todas as formas de orgulho emanam do coração humano arrogante, e o orgulho é o pecado que Deus mais detesta.
O que podemos fazer em relação a isso? O orgulho pecaminoso deve ser confessado. Devemos humilhar-nos diante de Deus. Olhe então para Cristo, que Se humilhou e Se tornou obediente até à morte – e morte de cruz (ver Filipenses 2:8)! Vivemos num mundo que incentiva o orgulho nas pessoas e não compreende e troça da humildade. Sabemos que todo o dom bom e perfeito vem do Senhor. Nós podemos orar e escolher o caminho da humildade em vez do orgulho.
- Billy Graham