Porque é que a educação pública dos nossos filhos se tornou numa doutrinação de hostilidade, zombando dos fundamentos da história e das crenças espirituais da nossa nação, ao mesmo tempo que celebra o comportamento ímpio?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Foi mostrado aos meus filhos um filme sobre os puritanos como os “desmancha-prazeres da história”. É perturbador para mim constatar que a educação pública dos nossos filhos se tenha tornado numa autêntica lavagem cerebral de hostilidade, zombando dos fundamentos da história e das crenças espirituais da nossa nação, ao mesmo tempo que celebra o comportamento ímpio em todas as áreas da vida. Os puritanos podem ter sido demasiado zelosos em viver uma vida piedosa, mas eu prefiro pecar por excesso de bondade do que por impiedade. – P. H.
Resposta: O grande pregador americano do século XVIII, Jonathan Edwards, escreveu sobre os puritanos que se estabeleceram na América: “A prática da religião não é apenas seu tema em certos períodos, mas é o tema das suas vidas”. Os puritanos estavam determinados a organizar a sua vida pessoal, o culto, a igreja, os negócios, as opiniões políticas e até mesmo a recreação de acordo com os mandamentos da Bíblia. Que contraste com a permissividade dos nossos dias!
Milhões desejam gratificação instantânea. O mundo inteiro parece voltado para o prazer e a preocupação consigo mesmos é alarmante. Quando as pessoas vivem apenas para o prazer, começam a morrer moral e espiritualmente, alheias à vontade de Deus e desprezando o Seu juízo.
Os Puritanos sabiam que a vida de fé é uma luta. Sabiam também que o pecado é uma realidade persistente e que os crentes não estão imunes à aflição, à pobreza e ao sofrimento. Ainda assim, perseveravam na sua fé.
Tal como estes antepassados espirituais, que se possa dizer de nós que a nossa fé é “o tema das nossas vidas”. Os provérbios de Salomão dizem: “para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade” (Provérbios 1:3). Os Cristãos devem ser conhecidos nos seus bairros e locais de trabalho como pessoas honestas. A Bíblia é a fonte constante da fé, conduta e inspiração de que nós bebemos diariamente.
- Billy Graham