Deus pode me ajudar a salvar o meu casamento fracassado?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Estou desanimado porque o meu casamento está a ir pelo caminho errado e não sei o que fazer a esse respeito. Tentei falar com os pastores da igreja, mas eles disseram-me para ler a Bíblia. Eu tentei, mas realmente não sei onde encontrar algo que me dê orientação. A minha esposa está a ser completamente irracional. Ela diz o mesmo de mim. Ela ressente-se de mim e eu ressinto-me dela por causa da sua irritação constante, que conduz a brigas. Nenhum de nós, eu acho, está disposto a ceder. Talvez seja hora de seguirmos caminhos separados. - C.D.
Resposta: “Não consigo viver com ele, mas também não consigo viver sem ele”, escreveu uma mulher em desespero. Ela acrescentou que havia saído de casa três vezes, mas ainda assim voltava. Com pequenas variações, a sua história poderia ser repetida milhares de vezes todos os dias.
Cada casamento é diferente e não devemos simplificar demais ou ignorar a singularidade de cada relacionamento. Mas qual é o problema? Porque é que os cônjuges parecem não se dar bem?
Vamos fazer outra pergunta: Qual é o oposto do amor? Não é ódio (embora possa assumir essa forma). O oposto do amor é o egoísmo. Quando um marido e uma esposa estão preocupados apenas com os seus próprios desejos individuais, o cenário está montado para o conflito.
A Bíblia dá-nos outro caminho – o caminho de Cristo. O verdadeiro amor, diz ele, é doação, não a satisfação de si mesmo. O verdadeiro amor coloca as necessidades dos outros em primeiro lugar. Foi isso que Cristo fez quando deixou a glória do Céu e desceu à Terra para nos mostrar como deveríamos viver. Comece uma nova página no seu casamento pedindo a Cristo que se torne o centro da sua vida – e do seu casamento.
“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal… O amor nunca falha” (1 Coríntios 13:4–8).
- Billy Graham