Como posso vencer este horrível conflito que me deprime?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: É vergonhoso admitir que estou com ciúmes da minha própria irmã que é linda, bem-sucedida e doce. Eu fico miserável quando estamos juntas, mas eu amo-a. Como posso vencer este conflito horrível que me deprime? - J.R.
Resposta: A inveja, o ciúme e a cobiça estão inter-relacionados. O descontentamento com a nossa posição e posses geralmente indica uma atitude egocêntrica que conduz a sentimentos intolerantes, ressentidos e até mesmo maliciosos em relação a uma pessoa rival real ou imaginária. Podemos cobiçar o sucesso, a personalidade, os bens materiais, a boa aparência ou a posição da outra. Depois, para compensar o ego frustrado, fazemos comentários indelicados e destrutivos e afundamo-nos em autopiedade, raiva, amargura e depressão.
Reconhecê-lo e admitimos que é preciso coragem e verdade. Ter convicção disso é o primeiro passo em direção ao Salvador. Agrada ao Senhor quando reconhecemos o nosso pecado. A Bíblia diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9). Não há nada mais curador do que tirar as nossas mentes de nós mesmos e colocá-las nos outros. "... por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo" (Filipenses 2:3).
Outros podem parecer "ter tudo", mas todos sofrem até certo ponto nas suas vidas. Há muitas coisas que podem se esconder atrás de um rosto bonito, de um espírito e talento doce. Nós pensamos que eles são sempre aceites e tratados de forma especial, mas muitas vezes essas pessoas abrigam algum tipo de dor. Quão maravilhoso quando podemos demonstrar amor. Para aqueles que são verdadeiramente felizes, levam alegria aos outros. Um belo espírito é aparente quando nos submetemos completamente a Deus que é "é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra" (2 Coríntios 9:8).
- Billy Graham