Três dicas para renovares a intimidade espiritual no teu casamento

Jovem casal religioso fazendo oração de graça antes de comer uma refeição  preparada em casa na mesa de jantar na cozinha de uma pequena casa | Foto  Premium 

 

     A maioria dos casais não só não tem um plano para crescerem juntos espiritualmente... eles nem sequer falam sobre isso. Há algum tempo, entrevistámos casais sobre diversas áreas da sua satisfação conjugal. Não fiquei surpreso ao constatar que a área em que encontrámos os casais menos satisfeitos fosse a da intimidade espiritual. Um dos cônjuges observou: “Ambos temos uma sólida formação cristã, mas não discutimos e comunicamos abertamente um com o outro”. Na minha experiência a interagir com casais, isso é muito comum. Muitas vezes, a intimidade espiritual no casamento é, na melhor das hipóteses, um tema secundário.

      Se és um dos muitos maridos e esposas que desejam uma intimidade espiritual mais profunda com o teu cônjuge, mas não sabes por onde começar ou que ações tomar, deixa-me sugerir três dicas nesta área:

     1) Não esperes mudanças imediatas. Para citar um dos meus filmes de comédia favoritos, What About Bob? o desenvolvimento da intimidade espiritual é melhor conseguido através de “passos de bebé”. É muito raro que um relacionamento passe da falta de espiritualidade para um forte crescimento da noite para o dia. É preciso cuidar e podar ao longo do tempo para se ter um belo jardim; da mesma forma, é preciso tempo e cultivo cuidadoso para crescer em direção à intimidade espiritual. Portanto, uma boa maneira de começar é plantar as sementes do crescimento espiritual.

     2) Ora pelo teu cônjuge. Esta é uma sugestão simples e relativamente fácil de começar, mas que muitos casais ignoram. Entende que não estou a falar aqui de horas de oração, mas simplesmente de um tempo diário para orares pelo teu cônjuge e o vosso relacionamento. O conselho de Paulo a Timóteo foi “[exercitar-se] na piedade” (1 Timóteo 4:7). Ao aprenderem a entregar o vosso relacionamento a Deus e começarem a orar um pelo outro diariamente, estarão a criar uma disciplina e um hábito poderosos no vosso lar.

     3) Orem juntos. Se o teu cônjuge estiver aberto a isso, orem juntos diariamente. Se o teu cônjuge não estiver muito motivado espiritualmente, então faz uma oração muito curta e fá-la durante uma refeição ou noutro horário que pareça menos intimidante. Conheço um casal que começaram a orar juntos todos os dias, com a esposa simplesmente a dizer: “Deus, obrigada pela nossa comida. Obrigado pelas crianças. Muito obrigado pelo Jack. Ajuda-nos a ser um casal e uma família que Te honre. Amém."

     Um dia, depois de meses de oração, Jack disse: “Deixa-me orar também”. Ele disse: “Deus, não sou muito de orar, mas concordo com a Janet e obrigado pelo coração da Janet por Ti. Amém, de novo.” Depois de um tempo, as crianças também se envolveram. Depois de um ano, Jack e Janet estavam a sentir-se mais confortáveis ​​orando juntos.

     Acredito que o ditado seja verdadeiro: “Casais que oram juntos permanecem juntos”.

Por Jim Burns

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 06DEZ24
Dança de cadeiras

Tema abordado por Carlos Oliveira em 06 de dezembro de 2024

Dario Botas 01DEZ24
O justo viverá

Tema abordado por Dário Botas em 01 de dezembro de 2024

Carlos Oliveira 29NOV24
Seguir Cristo no batismo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de novembro de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:19

Estudo realizado em 04 de dezembro de 2024

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário