O que estás a fazer é o melhor uso da tua vida?
“Portanto, vede, prudentemente, como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Pelo que, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” Efésios 5:15-17
Se quiseres causar impacto na tua vida, precisas de controlar o teu tempo. O teu tempo é a tua vida. Se não aprenderes a administrar o teu tempo, limitarás o legado da tua vida.
Efésios 5:15-17 diz: “Portanto, vede, prudentemente, como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Pelo que, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.”
Todos nós temos a mesma quantidade de tempo todas as semanas: 168 horas. É o que fazes com isso que conta! Se perderes tempo, estarás a desperdiçar a tua vida porque o teu tempo é a tua vida. Tens que parar e perguntar: “Este é o melhor uso do meu tempo? Este é o melhor uso da minha vida?
Tu não tens tempo para tudo. Mas a boa notícia é que Deus não espera que faças tudo. Então não te sintas culpado por isso! Existem apenas algumas coisas que vale a pena fazer em primeiro lugar.
As pessoas eficazes descobrem o que é essencial na vida e o que é trivial, e passam mais tempo a fazer as coisas essenciais e menos tempo a fazer as coisas triviais. Tu não podes eliminar tudo o que é trivial na tua vida, mas podes reduzir.
Isto pode parecer simples, mas muitas vezes é difícil escolher entre o que é melhor e o que é mais fácil para a tua vida – especialmente quando estás cansado. Quando estás cansado, não queres fazer a melhor coisa. Queres fazer o que é fácil. É por isso que, se realmente queres fazer algo da tua vida, precisas de aprender a descansar um pouco. Se não estiveres descansado, não terás força mental, emocional e física para dizer: “Vou fazer a coisa certa em vez da coisa mais fácil”.
Não desperdices a tua vida. Não te contentes com o segundo melhor. Não passes a vida apenas a existir. Tu não foste criado para te deixares ir simplesmente. Deus criou-te para uma missão e um propósito. Começa perguntando: “O que estou a fazer é o melhor uso da minha vida?”
REFLEXÃO
- Quais as coisas que ocupam a maior parte do teu tempo?
- Quanto essas coisas te estão a ajudar a cumprir a tua missão na vida?
- O que podes mudar na tua agenda e prioridades de modo a poderes descansar mais?
- R.W.