Como chegares ao Céu a partir da tua localização atual
MapQuest(R) trata-se de um site engenhoso que muitos provavelmente usaram num momento ou outro. Basta digitar onde moras e para onde desejas ir e pronto! Dá-te instruções passo a passo para o teu destino final. Claro, não pode dar-e instruções sobre como chegares ao Céu a partir da tua localização atual. Somente a Palavra de Deus pode nos dar essas instruções.
O ano que antecedeu a conversão de George Whitefield, o famoso evangelista inglês, é um bom exemplo de como Deus não tem nada a ver com as boas obras ou os atos de abnegação para a salvação de uma alma perdida. Ambas as coisas são repulsivas à Sua vista. Pouco depois de entrar no seu terceiro ano em Oxford, o jovem Whitefield passou por uma crise espiritual. Dizia-se dele:
"A vida de Deus na sua própria alma era o que ele desejava e precisava ter - mas como obtê-la!? O pensamento dos seus pecados fazia-o suar e gemer. Ele evitava toda a companhia, vagueando pelos campos e bosques, imerso em oração - às vezes deitado a noite toda no chão gelado. Ele usava as roupas mais surradas; a sua única comida [refeições], pão seco e chá. Com o tempo, até as suas orações pareciam tornar-se pecaminosas." (George Whitefield and the Great Evangelical Awakening - (George Whitefield e o Grande Despertamento Evangélico - por Anthony Beaurepaire, The Protestant Truth Society - A Verdade da Sociedade Protestante, Londres, Inglaterra, pág. 13).
Não foi antes do Sr. Whitefield ter chegado ao fim de si mesmo que ele começou a refletir sobre a sua leitura da literatura cristã, como foi “não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a Sua Sua misericórdia [que Ele] Ele nos salvou”. Com o fardo do seu pecado sendo maior do que ele podia suportar, voltou-se para Cristo, o grande Sustentador dos pecados, e foi gloriosamente salvo pela graça de Deus. Nas suas próprias palavras, ele fez este tocante relato de sua conversão:
“Deus finalmente agradou-Se em remover o fardo pesado, para permitir que eu me apegasse ao Seu amado Filho pela fé viva… Ok que gozo, que alegria indescritível, que gozo pleno e grande glória brotaram quando o peso do pecado se dissipou, e um sentimento permanente do amor perdoador de Deus e uma plena certeza de fé irromperam na minha alma desconsolada!"1
Talvez sejas como o Sr. Whitefield antes da sua conversão, tentando encontrar a aceitação de Deus à parte de Cristo. A tua defesa pode ser: “Eu não sou tão mau assim. Afinal, nunca matei ninguém”, como se Deus fosse aceitar-te porque nunca cometete o ato de homicídio. Mas qual dos pecados é pior, homicídio ou mentira? De acordo com Provérbios 6:16,17, mentir é violação superior aos olhos de Deus - porque mentir leva ao homicídio! Precisamos de lembrar e relembrar bem, que todo o pecado tem consequências eternas para quem rejeita a Cristo como seu Salvador.
Talvez a tua busca por Deus te tenha levado a descer a senda dos rituais religiosos, pensando que certamente aqui encontrarias o favor de Deus! Curiosamente, é nessa área que Satanás fez sua obra mais eficaz para cegar os homens para a luz do glorioso Evangelho. Ele usa a religião! Se os homens pensam que o seu serviço religioso lhes trará a aceitação de Deus, ele cumpriu o seu propósito de os manter eternamente condenados.
Eis uma pequena lista de práticas religiosas que os homens fazem, esperando ganhar o seu caminho para o céu: frequência à igreja, batismo nas águas, primeira comunhão, confirmação ou crisma, recitação do chamado Pai-Nosso, leituras responsivas, fazer o sinal da cruz, confessar e receber perdão dos seus pecados de um sacerdote, etc. Antes da sua conversão a Cristo, Martinho Lutero, de cujo nome a Igreja Luterana tomou o nome, visitou Roma, onde subiu de joelhos os degraus da Santa Scala. Acredita-se que a Santa Scala seja a escada pela qual o Senhor subiu para chegar à Sala do Julgamento de Pilatos no dia de Sua crucificação. A Igreja Católica supostamente trouxe-a de Jerusalém para Roma.
Como católico romano, na época, Lutero acreditava que tais atos de auto-sacrifício aumentariam as suas chances de entrar no Céu. Mas não demorou muito, num mosteiro em Wittenberg, ele viu as coisas sob uma luz totalmente nova. Enquanto Lutero lia Romanos 1:17, onde se afirma: “O justo viverá pela fé”, ele parou por um momento e, de repente, ocorreu-lhe que a salvação era pela fé. Até àquele momento, ele havia tentado ganhar a sua salvação por meio de observâncias religiosas, mas nunca sentiu que havia feito o suficiente. Agora, pela primeira vez, ele viu que uma alma perdida é declarada eternamente justa por Deus por meio da fé com base na obra consumada de Cristo. Ele foi liberto da escravidão dos seus pecados e uma alegria indescritível inundou o seu coração. Tão dramática foi a mudança na sua vida que Lutero passou a ser a centelha que acendeu a grande Reforma.
Se queres ir para o Céu a partir da tua localização atual, simplesmente crê no Senhor Jesus Cristo. Queremos que saibas que Deus te ama e que Cristo morreu pelos teus pecados (Romanos 5:8). Nota que, no dia em que Cristo morreu no Calvário, Ele não estava a morrer pelos Seus pecados. Ele não conhecia pecado. Em vez disso, Ele estava a morrer pelos pecados do mundo - pelos meus pecados e pelo teu pecado!
por Paul M. Sadler