Como chegares ao Céu a partir da tua localização atual

Screenshot (49)

    

     MapQuest(R) trata-se de um site engenhoso que muitos provavelmente usaram num momento ou outro. Basta digitar onde moras e para onde desejas ir e pronto! Dá-te instruções passo a passo para o teu destino final. Claro, não pode dar-e instruções sobre como chegares ao Céu a partir da tua localização atual. Somente a Palavra de Deus pode nos dar essas instruções.

     O ano que antecedeu a conversão de George Whitefield, o famoso evangelista inglês, é um bom exemplo de como Deus não tem nada a ver com as boas obras ou os atos de abnegação para a salvação de uma alma perdida. Ambas as coisas são repulsivas à Sua vista. Pouco depois de entrar no seu terceiro ano em Oxford, o jovem Whitefield passou por uma crise espiritual. Dizia-se dele:

     "A vida de Deus na sua própria alma era o que ele desejava e precisava ter - mas como obtê-la!? O pensamento dos seus pecados fazia-o suar e gemer. Ele evitava toda a companhia, vagueando pelos campos e bosques, imerso em oração - às vezes deitado a noite toda no chão gelado. Ele usava as roupas mais surradas; a sua única comida [refeições], pão seco e chá. Com o tempo, até as suas orações pareciam tornar-se pecaminosas." (George Whitefield and the Great Evangelical Awakening - (George Whitefield  e o Grande Despertamento Evangélico - por Anthony Beaurepaire, The Protestant Truth Society - A Verdade da Sociedade Protestante, Londres, Inglaterra, pág. 13).

     Não foi antes do Sr. Whitefield ter chegado ao fim de si mesmo que ele começou a refletir sobre a sua leitura da literatura cristã, como foi “não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a Sua Sua misericórdia [que Ele] Ele nos salvou”. Com o fardo do seu pecado sendo maior do que ele podia suportar, voltou-se para Cristo, o grande Sustentador dos pecados, e foi gloriosamente salvo pela graça de Deus. Nas suas próprias palavras, ele fez este tocante relato de sua conversão:

     “Deus finalmente agradou-Se em remover o fardo pesado, para permitir que eu me apegasse ao Seu amado Filho pela fé viva… Ok que gozo, que alegria indescritível, que gozo pleno e grande glória brotaram quando o peso do pecado se dissipou, e um sentimento permanente do amor perdoador de Deus e uma plena certeza de fé irromperam na minha alma desconsolada!"1

     Talvez sejas como o Sr. Whitefield antes da sua conversão, tentando encontrar a aceitação de Deus à parte de Cristo. A tua defesa pode ser: “Eu não sou tão mau assim. Afinal, nunca matei ninguém”, como se Deus fosse aceitar-te porque nunca cometete o ato de homicídio. Mas qual dos pecados é pior, homicídio ou mentira? De acordo com Provérbios 6:16,17, mentir é violação superior aos olhos de Deus - porque mentir leva ao homicídio! Precisamos de lembrar e relembrar bem, que todo o pecado tem consequências eternas para quem rejeita a Cristo como seu Salvador.

     Talvez a tua busca por Deus te tenha levado a descer a senda dos rituais religiosos, pensando que certamente aqui encontrarias o favor de Deus! Curiosamente, é nessa área que Satanás fez sua obra mais eficaz para cegar os homens para a luz do glorioso Evangelho. Ele usa a religião! Se os homens pensam que o seu serviço religioso lhes trará a aceitação de Deus, ele cumpriu o seu propósito de os manter eternamente condenados.

     Eis uma pequena lista de práticas religiosas que os homens fazem, esperando ganhar o seu caminho para o céu: frequência à igreja, batismo nas águas, primeira comunhão, confirmação ou crisma, recitação do chamado Pai-Nosso, leituras responsivas, fazer o sinal da cruz, confessar e receber perdão dos seus pecados de um sacerdote, etc. Antes da sua conversão a Cristo, Martinho Lutero, de cujo nome a Igreja Luterana tomou o nome, visitou Roma, onde subiu de joelhos os degraus da Santa Scala. Acredita-se que a Santa Scala seja a escada pela qual o Senhor subiu para chegar à Sala do Julgamento de Pilatos no dia de Sua crucificação. A Igreja Católica supostamente trouxe-a de Jerusalém para Roma.

     Como católico romano, na época, Lutero acreditava que tais atos de auto-sacrifício aumentariam as suas chances de entrar no Céu. Mas não demorou muito, num mosteiro em Wittenberg, ele viu as coisas sob uma luz totalmente nova. Enquanto Lutero lia Romanos 1:17, onde se afirma: “O justo viverá pela fé”, ele parou por um momento e, de repente, ocorreu-lhe que a salvação era pela fé. Até àquele momento, ele havia tentado ganhar a sua salvação por meio de observâncias religiosas, mas nunca sentiu que havia feito o suficiente. Agora, pela primeira vez, ele viu que uma alma perdida é declarada eternamente justa por Deus por meio da fé com base na obra consumada de Cristo. Ele foi liberto da escravidão dos seus pecados e uma alegria indescritível inundou o seu coração. Tão dramática foi a mudança na sua vida que Lutero passou a ser a centelha que acendeu a grande Reforma.

     Se queres ir para o Céu a partir da tua localização atual, simplesmente crê no Senhor Jesus Cristo. Queremos que saibas que Deus te ama e que Cristo morreu pelos teus pecados (Romanos 5:8). Nota que, no dia em que Cristo morreu no Calvário, Ele não estava a morrer pelos Seus pecados. Ele não conhecia pecado. Em vez disso, Ele estava a morrer pelos pecados do mundo - pelos meus pecados e pelo teu pecado!

por Paul M. Sadler

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 14MAR25
Inescusável

Tema abordado por Carlos Oliveira em 14 de março de 2025

Marcio Botas 09MAR25
A importância da Palavra

Tema abordado por Márcio Botas em 09 de março de 2025

Carlos Oliveira 07MAR25
Alcoolismo trágico

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de março de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:1,2

Estudo realizado em 12 de março de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário