O que as vacas nos ensinam sobre meditação
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás.” Josué 1:8
Lembro-me de ouvir grandes sermões e ensino bíblico aprofundado e de me interrogar como o pregador/ensinador encontrou todas aquelas grandes pepitas de verdade na Palavra de Deus. Foi por isso que escrevi o meu primeiro livro há mais de 40 anos, para ajudar pessoas como eu. Os Métodos de Estudo da Bíblia compartilham 12 métodos de estudo da Bíblia, como o método de resumo do capítulo, o método tópico e o método versículo por versículo.
Um dos meus favoritos é o método de estudo devocional da Bíblia. Se resumisses o método devocional numa só palavra, provavelmente seria “meditar”. Para muitos, a palavra “meditar” é uma má palavra. Associam-nas às religiões orientais ou à Nova Era. Quando alguns cristãos pensam em meditação, imaginam pessoas dobrando os seus corpos em forma de biscoito pretzel e contemplando o fiapo no seu umbigo.
Tal pode ser meditação oriental ou budista, mas não é a meditação cristã. A Bíblia usa a palavra “meditar” 29 vezes na Nova Versão Internacional para descrever a vida devocional de um crente. Deus quer que medites.
Ele promete que se meditares nas Escrituras, ele te abençoará. Josué 1:8 diz: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás.”
Então como o fazes? Se procurares um sinónimo para “meditação”, provavelmente encontrarás a palavra “ruminação”. A menos que sejas um fazendeiro, provavelmente não conheces essa palavra. Ruminação é que uma vaca faz quando rumina. Nesta ação a vaca torna mascar, ou a mastigar, os alimentos que voltam do estômago para a boca.
É assim que funciona: as vacas comem a erva, mastigam e enviam-na para o estômago rapidamente. Ali fica no estômago, absorvendo todos os ácidos e produtos químicos. Então, depois de um tempo, a vaca volta a trazê-la à boca com um sabor novo e renovado, remastigando aquela erva e alguma outra erva e depois faz todo o processo novamente. As vacas repetem isso várias vezes. Elas absorvem cada grama de nutrição da erva.
A meditação bíblica é mais ou menos assim; é a digestão do pensamento. Deus quer que absorvas cada grama de nutrição espiritual da Sua Palavra. Ele quer que mastigues, digiras e depois mastigues um pouco mais.
Experimenta-o hoje. Não leias apenas a Palavra de Deus, mas reserva um tempo para a mastigar – para meditar.
REFLEXÃO
- Tens um lugar, tempo ou processo para passar o tempo com Deus? Como a meditação pode melhorar o teu tempo de silêncio com Deus?
- O que significa para ti ser “próspero” ou “bem-sucedido”, como diz Josué 1:8? O que achas que Deus iguala ao sucesso?
- Qual a passagem das Escrituras que meditarás hoje?
- R. W.