O que as vacas nos ensinam sobre meditação

Animais ruminantes. O que são animais ruminantes? - Escola Kids 

 

     “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás.” Josué 1:8

      Lembro-me de ouvir grandes sermões e ensino bíblico aprofundado e de me interrogar como o pregador/ensinador encontrou todas aquelas grandes pepitas de verdade na Palavra de Deus. Foi por isso que escrevi o meu primeiro livro há mais de 40 anos, para ajudar pessoas como eu. Os Métodos de Estudo da Bíblia compartilham 12 métodos de estudo da Bíblia, como o método de resumo do capítulo, o método tópico e o método versículo por versículo.

     Um dos meus favoritos é o método de estudo devocional da Bíblia. Se resumisses o método devocional numa só palavra, provavelmente seria “meditar”. Para muitos, a palavra “meditar” é uma má palavra. Associam-nas às religiões orientais ou à Nova Era. Quando alguns cristãos pensam em meditação, imaginam pessoas dobrando os seus corpos em forma de biscoito pretzel e contemplando o fiapo no seu umbigo.

     Tal pode ser meditação oriental ou budista, mas não é a meditação cristã. A Bíblia usa a palavra “meditar” 29 vezes na Nova Versão Internacional para descrever a vida devocional de um crente. Deus quer que medites.

     Ele promete que se meditares nas Escrituras, ele te abençoará. Josué 1:8 diz: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás.”

     Então como o fazes? Se procurares um sinónimo para “meditação”, provavelmente encontrarás a palavra “ruminação”. A menos que sejas um fazendeiro, provavelmente não conheces essa palavra. Ruminação é  que uma vaca faz quando rumina. Nesta ação a vaca torna  mascar, ou a mastigar, os alimentos que voltam do estômago para a boca.

     É assim que funciona: as vacas comem a erva, mastigam e enviam-na para o estômago rapidamente. Ali fica no estômago, absorvendo todos os ácidos e produtos químicos. Então, depois de um tempo, a vaca volta a trazê-la à boca com um sabor novo e renovado, remastigando aquela erva e alguma outra erva e depois faz todo o processo novamente. As vacas repetem isso várias vezes. Elas absorvem cada grama de nutrição da erva.

     A meditação bíblica é mais ou menos assim; é a digestão do pensamento. Deus quer que absorvas cada grama de nutrição espiritual da Sua Palavra. Ele quer que mastigues, digiras e depois mastigues um pouco mais.

     Experimenta-o hoje. Não leias apenas a Palavra de Deus, mas reserva um tempo para a mastigar – para meditar.

 

REFLEXÃO

  • Tens um lugar, tempo ou processo para passar o tempo com Deus? Como a meditação pode melhorar o teu tempo de silêncio com Deus?
  • O que significa para ti ser “próspero” ou “bem-sucedido”, como diz Josué 1:8? O que achas que Deus iguala ao sucesso?
  • Qual a passagem das Escrituras que meditarás hoje?

- R. W.

Sermões e Estudos

Fernando Quental 14JUL24
Preparado para viver

Tema abordado por Fernando Quental em 14 de julho de 2024

Carlos Oliveira 12JUL24
O vazio no coração do homem

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de julho de 2024

Carlos Oliveira 07JUL24
Como vencer relações difíceis

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de julho de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Oseias 1-14

Estudo realizado por David Gomes em 10 de julho de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário