Como te defines
Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o Evangelho de Deus. – Romanos 1:1
Uma jovem sentou-se no meu escritório derramando o seu coração em total confusão. “Mas não sei por que continuo a fazer as coisas que faço”, disse ela. “Não quero fazer o que faço; não quero ser assim... sei que sou pecadora; é por isso que continuo a pecar contra Deus? Esta será a melhor vida possível para mim?”
Muitas pessoas estão confusas sobre quem são porque baseiam a sua identidade em coisas externas às suas vidas. Muitos veem-se pela forma como as outras pessoas as identificam: mãe, pai, gorda, magra, colega de trabalho, banqueiro, contabilista, treinador, vendedor, inteligente, estúpido, pastor, professor e assim por diante.
Muitos Cristãos definem as suas identidades com a palavra “pecador”. Ora, há verdade nesse rótulo. O peso do enfraquecimento pessoal por causa do pecado é uma realidade para todo ser humano, incluindo nós. Mas a coisa poderosa sobre sermos seguidores de Cristo é que o pecado NÃO tem de nos definir. Porquê? Porque, na realidade, o nosso relacionamento com o Senhor redefine a nossa identidade. Agora somos santos pelo poder da salvação.
Essa verdade é importante porque realmente vivemos e comportamo-nos de acordo com a nossa nova identidade. Por exemplo, se temos filhos, somos pais. Se somos professores, ensinamos. Nota bem, se te rotulas e te identificas definido pelo pecado, o que pode esperar de ti mesmo? Comportamento pecaminoso! No entanto, se te identificas pela verdade de Cristo – que és santo – como isso pode mudar o teu comportamento? Podes realmente começar a viver de uma nova maneira! Podes realmente começar a viver de acordo com a tua identidade em Cristo.
APROFUNDANDO:
1. Em que baseias a tua identidade? O apóstolo Paulo via-se como um “servo de Jesus Cristo”. Como te vês tu?
2. Vês como a tua visão de ti mesmo define o tom do teu comportamento? Como já viste isso acontecer na tua vida?
LEITURA ADICIONAL:
Mateus 5:13-16; 2 Coríntios 5:17-21; Filipenses 1:6
Por Robin Dugal